quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Rapidinhas da tarde 

Mais votos 

Um questionamento interessante sobre a eleição proporcional em Caxias. Segundo dados do TSE, 09 candidatos derrotados na disputa por vagas na Câmara Municipal conseguiram melhor votação que algum dos vereadores eleitos.
Por conta do tal coeficiente, o sistema eleitoral produz distorções.Os candidatos Genival Moto Peças, Luis Lacerda, Léo Barata, Léo Torres, Manoel da Caçamba e Fátima da Baixinha, obtiveram a quantidade muito acima de 1.000 votos, mas perderam as vagas por conta desse famigerado coeficiente. Os candidatos eleitos Catulé, Sargento Moisés, Darlan e Magno Magalhães, não passaram sequer dos 950 votos cada, mas terão assento na Casa do Povo. 
Mesclado 
O eleitorado caxiense não impôs uma mudança radical à Casa do Povo, preferiu mesclar o mapa do plenário com vereadores mais experientes, renovar o mandato de representantes de uma geração mais nova que deram conta do recado, e completou o quórum com “cristãos novos”, completando assim representação parlamentar equilibrada pela conjunção de fatores como experiência e política e disposição para fazer o melhor.
Galeria lotada 

A galeria e o corredor (foto) principal do prédio da Câmara Municipal ficou lotada de partidários do prefeito eleito Fábio Gentil (PRB) durante a realização da sessão desta quarta-feira (05). Muitos foram ouvir o pronunciamento do 1º vereador eleito prefeito de Caxias. Empolgado, o parlamentar disse que tem a obrigação de ser o melhor prefeito da historia da Princesa do Sertão.

Ultimo 

O ultimo vereador da Câmara de Caxias que disputou uma eleição para prefeito foi justamente o pai do vereador Fábio Gentil. O ex-deputado estadual José Gentil  disputou e naquela oportunidade foi derrotado  pelo candidato Zé Castro. Isso aconteceu em 1982.  
Expectativa 
A expectativa nos bastidores da politica de Caxias até o final do ano vai girar em torno do nome do vereador que assumirá a cadeira nº 01 da Casa do Povo. Seria natural o nome escolhido sair da coligação do prefeito Léo Coutinho que elegeu ampla maioria, 16 dos 19 parlamentares. Mas, alguns desses 16 edil vão abandonar a barca dos Coutinho e pular na nau dos Gentil/Marinho.    
Bolsa de aposta
Já existe até uma bolsa de aposta lá pelo Largo de São Benedito com os nomes dos vereadores eleitos sob a batuta do deputado Humberto Coutinho, que provavelmente irão se juntar ao Repórter Puliça e Luis Carlos, e eleger o vereador Catulé o novo presidente da Câmara.