terça-feira, 1 de novembro de 2016

Fábio Gentil com dificuldade para montar secretariado...  


Praticamente um mês após ser eleito prefeito de Caxias, o ainda vereador Fábio Gentil (PRB), diante das pressões dos aliados, não teve um minuto de sossego e tranquilidade para definir os nomes que irão compor seu secretariado. 

Aliados da linha de frente da campanha eleitoral aguardam com expectativa para saberem os locais onde vão desempenhar suas funções no "governo da esperança".

Nos bastidores, surgem comentários de que o Cabeludo quer o máximo de autonomia para montar sia equipe. E até já teve pelo menos um momento de conflito com o ex-vereador Helton Mesquita (PP) em função disso. 

Fora disso ao que sabemos, Fábio Gentil está firme em seus propósitos de enxugar os cargos comissionados e não quer compromisso ou negociação que inclua a cedência de cargos. 

Nomes que circulam nos bastidores

Contudo isso não impede que especulemos a respeito, porque muitas informações correm nos bastidores. Na pasta da Saúde, Fabio Gentil encara seu primeiro imbróglio. Dr. Ermano é o preferido do gestor eleitor, mas viu a preferencia cair por terra e Dr. Helton surgi como possível secretario municipal de Saúde. Caso não seja o indicado para a pasta, o ex-parlamentar ameaça romper. 

Para a Secretaria de Esportes, o petista Tom Dumont tem o nome mais cotado para assumir o cargo e na Secretaria de Educação, existe a possibilidade do catedrático professor Aluízio Bittencourt de Albuquerque. O educador entra na cota do vereador Catulé, o edil reeleito milimetricamente tabulou a campanha de Fábio Gentil.

Ainda nos bastidores, dão conta que a primeira-dama Letícia Gentil poderá ser indicada para Secretaria da Mulher e a vereador Taniery, que não conseguiu se reeleger, vai para a Assistência Social, ou talvez, integrar o núcleo jurídico do município.

Indefinição também na Cultura, com pelo menos três nomes: Márcia Santos, Renato Meneses e Arthur Quirino.

Para a Secretaria de Meio Ambiente nada mais justo do indicado pertencer as fileiras do Partido Verde – PV, neste caso a líder comunitária Ângela Machado tem chances de conquistar o cargo. 

A família Queiroz, que substancialmente esteve na campanha, deve ser lembrada por Fábio Gentil na hora de dividir cargos, e duas são as apostas, na Secretaria de Trânsito e Transporte ou até mesmo a Secretaria de Indústria e Comércio.

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), uma das autarquias mais importantes da municipalidade poderá parar nas mãos do engenheiro Zé Miguel, que por duas oportunidades já ocupou o cargo de vice-prefeito de Caxias.

O vice-prefeito eleito Paulo Marinho Junior, pode aportar na Secretaria de Obras e Infraestrutura ou ainda no Gabinete com uma função estadista.

Na pasta da Limpeza, que durante os 12 anos de governo do grupo Coutinho foi comandada pelos Martins, o nome cotado é de Adib Simão. O postulante ao cargo já passou por lá na administração do ex-prefeito Eziquio Barros. Simão surgi na cota do irmão Alberto Simão, um dos homens da linha de frente da campanha que elegeu Fábio Gentil prefeito.  

O ex-delegado estadual do MDA, na gestão da Presidente Dilma, Ney Jefferson tem se assemelhado com a pasta da Agricultura ou quem sabe também a Secretaria de Trabalho.

Olhando assim parece tudo fácil, mas não se engane, ainda tem muita gente esperançosa para constar na lista do Cabeludo, principalmente no 1º escalão, onde o faz-me rir saltita aos olhos.

Nomes como Benvinda, Dra.Kelma, Ricardo Rodrigues, Totó do Peixe, Professor Didi, e tantos outros, precisam saber onde estarão nessa composição administrativa a partir de 1º de janeiro de 2017.

Não bastasse uma tarefa um tanto quanto espinhosa, é bom lembrar que Fábio Gentil ainda negocia a peso de ouro com vereadores integrantes do atual governo, uma forma de garantir maioria no parlamento e ter a possibilidade de uma administração controlada.

Por ouro lado, Cabeludo precisa saber negociar com os dois lados, pois transformar opositores em aliados pode desagradar os atuais aliados e transformá-los numa futura oposição, afinal, ninguém agrada a todos, muito menos sem ter onde agasalhar um mundaréu de subservientes a perder de vista.

Uma coisa é certa, com tanta pressão por indicações e se não houve uma jogada de mestre, Fábio Gentil ainda vai perder muitas noites de sono para definir o advento de um ‘novo governo municipal’. 

fonte: Mano Santos