quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Zé Reis comemora a aprovação pelo Senado do projeto de lei que torna manifestação cultural o esporte vaquejada  

Zé Reis com o filho Reizinho. Os dois são adeptos da vaquejada (foto E. Martins)
O prefeito eleito de Aldeias Altas, Zé Reis (PP), comemorou a aprovação no Senado nesta terça-feira (1º), do projeto de lei que torna a vaquejada e o rodeio manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial. Como o texto já foi aprovado também pela Câmara Federal, segue agora para sanção do presidente da República, Michel Temer.

"Recebi a notícia com muita alegria e compartilho esta felicidade com todos os meus irmãos vaqueiros de Aldeias Altas, do Maranhão e de todo o país. Todos que lutaram bravamente contra a decisão injusta do STF. A vaquejada é um patrimônio cultural do Nordeste e de todo o Brasil. Tenho certeza que o Presidente Temer também terá a mesma sensibilidade dos parlamentares em sancionar esta lei",comemorou o gestor, que é o proprietário do Parque de Vaquejada Reizão em Aldeias Altas. 

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal no mês passado que derrubou a lei que regulamenta a vaquejada por por 6 voto a 5, sob a alegação de sofrimentos aos animais, Zé Reis se juntou aos vaqueiros e amantes do esporte em uma grande manifestação pelas principais ruas de Caxias em defesa do esporte de vaquejada, uma atividade que faz parte da cultura regional e que se trata de uma atividade econômica importante que movimenta cerca de R$ 14 bilhões por ano. Os amantes do esporte aguardam agora a sanção do Presidente da República.