terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Plenário da AL faz um minuto de silencio pela morte do ex-governador João Castelo 

Agencia Assembleia 

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão,  na manhã desta terça-feira (13), fez um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-governador João Castelo, ocorrido no último domingo (11). Em seguida os deputados Júnior Verde (PRB), Marco Aurélio (PCdoB), Sérgio Frota (PSDB), Eduardo Braide (PMN), Rafael Leitoa (PDT) e Vinícius Louro (PR), em pronunciamentos feitos da tribuna, lamentaram a morte de Castelo e destacaram a importância dele no cenário político maranhense. 
 
O deputado Júnior Verde ao externar os sentimentos aos familiares de João Castelo, destacou o requerimento de sua autoria e de Raimundo Cutrim (PCdoB) - subscrito pelo demais parlamentares - que pede o envio de mensagem de pesar aos familiares do ex-governador. 
“Ontem tivemos aqui nesta Casa um fato que não queríamos ter, que foi o velório do ex-governador, senador e atual deputado federal Castelo que deixa uma referência para o Maranhão”, acentuou Júnior Verde. 
"Lamentamos o falecimento  de João Castelo, desejando que Deus possa dar a paz a toda a família, aos parentes, e aos seus amigos”, disse Marco Aurélio.
 
Sergio Frota disse que João Castelo foi um grande homem público e que continuará sendo na história do Maranhão.  Ele afirmou que cresceu vendo a trajetória política de Castelo, suas derrotas, suas vitórias, mas, acima de tudo, o que foi comum em todo este tempo: suas conquistas. 
"Como gestor, Castelo foi um visionário, idealizou e executou obras que até hoje estão aí; obras que beneficiaram milhares de maranhenses em todos os setores”, acentuou ele, acrescentando que, na educação foi o responsável pela consolidação da UEMA; no esporte criou a primeira Secretaria de Esporte e Lazer, no Brasil. Para Justiça, iniciou a construção do Fórum de São Luís; na Assistência Social, construiu os bairros  Maiobão e Cidade Operária, dentre tantas outras obras de grande alcance.
 
Ele acentuou ainda que o legado de João Castelo foi tão grande que pouquíssimas pessoas conseguem dizer com propriedade todas as suas obras.
Isso o coloca indiscutivelmente no lugar mais alto da administração pública do nosso Estado. Enquanto alguns passam a vida agarrados a uma ou a outra realização, Castelo as tinha de forma incontável. Como político, Castelo também foi um tocador de obras. Muitos dos que hoje fazem política em nosso Estado foram colocados nela por ele ou tiveram suas carreiras alavancadas com sua ajuda.  Que a morte de João Castelo não nos sirva apenas de exemplo para o quanto podemos contribuir para a sociedade; também é preciso voltar o olhar para nós mesmos e tentarmos, ao máximo, sermos pessoas melhores. Castelo teve seus defeitos e qualidades, seus erros e acertos, pois era humano, só que suas conquistas exigem de todos nós a lembrança de um grande ser humano”, finalizou Sérgio Frota. 
 
Geração de empregos
 
Eduardo Braide também destacou que Castelo foi um realizador de inúmeras obras que até hoje servem à população de São Luís e do Maranhão como um todo. “Não é por menos que o saudoso João Castelo sempre teve uma legião de seguidores; qualquer cargo que o mesmo se candidatasse ele sempre teve o sucesso nas urnas por conta de seu trabalho, por  conta de seu reconhecimento e também do ser humano que era. João Castelo sempre preocupado em gerar empregos, sempre preocupado em não desempregar as pessoas. Fica aqui a nossa homenagem e que Deus abençoe toda a família do ex-prefeito João Castelo”. 
 
Rafael Leitoa lembrou que João Castelo foi um dos governadores que mais trabalhou pelo município de Timon, com obras importantes na cidade como,  por exemplo, uma das últimas escolas de ensino médio, a Unidade Escolar João Lula. 
"Também quero aqui me solidarizar com as famílias e com os amigos do ex-governador do Estado do Maranhão, ex-senador, ex-prefeito de São Luís e deputado federal João Castelo que, além de grande político, era muito amigo da nossa família. Em tempos de campanha para o governo do Estado, sempre esteve presente no município de Pedreiras.  Temos muito carinho pelo senador como também pela dona Gardênia”, finalizou Rafael Leitoa.