sábado, 4 de fevereiro de 2017

Ceami implanta o serviço "Posso Ajudar?"

Célia Maria (diretora do Ceami) com a adjunta Kalyane Nogueira e equipe do
"Posso Ajudar?"
O serviço de informação é uma iniciativa da direção do CEAMI – Centro Especializado em Atendimento Materno Infantil de Caxias, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para implantação da política de humanização e acolhimento do paciente e sua família naquela unidade materno infantil.

O Serviço ‘Posso Ajudar?’, que consiste na disposição dos servidores em pontos estratégicos do CEAMI, pretende otimizar o acesso às demandas por informações dos usuários e visitantes.

Dentre as atividades exercidas pela equipe do “Posso Ajudar?” na área externa das dependências do CEAMI, estão: orientar os pacientes, acompanhando-os até a recepção; propor ações para facilitar a integração; auxiliar os usuários que não podem ou tenham dificuldade de fazer a ficha de atendimento; e informar sobre a localização de setores que eles procuram, como locais de consultas e exames.

Na área interna da unidade, eles irão ajudar as equipes de enfermagem sobre as necessidades do paciente; encaminhá-lo ao local onde serão ministrados os medicamentos prescritos pelo médico e também informá-los sobre os plantões dos médicos que os atendem, dentre outras atribuições.

A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização, como parte do acolhimento aos usuários e tem como objetivos: a mudança das relações entre profissionais de saúde e o público, no que se refere à forma de escutar os usuários em seus problemas e demandas, estabelecendo vínculo e confiança entre eles. 

De acordo com a nova diretora do CEAMI, a iniciativa surgiu com a missão de contribuir para o encontro humanizado entre usuários e o serviço de saúde e, todos os funcionários foram qualificados para melhor atender o público. “Nosso objetivo é desenvolver uma abordagem diferenciada junto aos pacientes e funcionários, melhorando a qualidade do atendimento e aumentando a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou Célia Maria.



do Blog Capital do Leste