segunda-feira, 22 de maio de 2017

GEDEMA realiza bonita e memorável Festa das Mães dos alunos do programa Sol Nascente

Agencia Assembleia 

“Agradeço de coração e parabenizo o Grupo de Esposa de Deputados do Maranhão (GEDEMA) pela bonita, memorável e bem organizada festa das Mães que nos proporcionou”, declarou Nilkcivânia Araújo, 35 anos, mãe de Ana Calorina e Natan, jovens que participam do Programa Sol Nascente. O evento foi realizado na manhã deste sábado (20), no Clube dos Servidores da Assembleia, no Bairro Maiobão, em Paço do Lumiar.

O QUE É O PROGRAMA SOL NASCENTE

É um programa social desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, iniciado na gestão do deputado João Evangelista, coordenado pelo GEDEMA, para beneficiar jovens de famílias carentes do entorno do Clube dos Servidores da Assembleia, no bairro Maiobão, na faixa etária de 9 a 17 anos. Funciona nos dias de sextas-feiras e sábados, o dia todo, com a prática de oficinas de artes (Canto Coral, Dança, Violino e Sopro) e Esporte (Futebol, Vôlei e Handebol). Atualmente 120 jovens (meninos e meninas) participam do Programa Sol Nascente.

A Diretora de Desenvolvimento Social do GEDEMA, Silvana Leal, representou a presidente Dra. Cleide Coutinho, que não pode comparecer por estar acompanhando o presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho (PDT), que se recupera de cirurgia. “É sempre muito gratificante e prazeroso oferecer a essas mães esse momento de amor, de carinho e de aconchego. Buscamos cada ano superar o anterior em termos de satisfação das mães e de proporcionar um momento de congraçamento entre mães e filhos, de união familiar”, esclareceu Silvana.

Uma das responsáveis pela organização da festa, a coordenadora do Programa Sol Nascente, Cynthia Brito, falou de sua satisfação de planejar a Festa das Mães. “Preparamos essa festa para que cada aluno, que também é filho, pudesse demonstrar seu amor por sua mãe através do canto, da dança e de outras formas de artes que eles aprendem e desenvolvem em nosso programa Sol Nascente. E um dos nossos presentes para as mamães, no dia de hoje, é cuidar da saúde de cada uma delas”, explicou.

“Meus filhos melhoraram em todos os sentidos depois que passaram a participar do Programa Sol Nascente. Melhoram o desempenho escolar e sentem-se mais valorizados como jovens”, afirmou Edna Marlys Fonseca dos Anjos Dias, que é mãe de Lucas Gabriel, Jorge Gabriel e Luan Gabriel, que ingressaram este ano no programa.

A SAÚDE DA MULHER

Uma palestra sobre a saúde da mulher proferida pela Coordenadora de Enfermagem do Setor Médico da Assembleia, Katyane Ribeiro Vasconcelos, abordando o tema DST/AIDS, marcou a abertura da festa. “Esse é um tema de muito interesse e de muita importância para a saúde da mulher, que precisa ser compreendido e massificado”, salientou.

Durante o evento, uma equipe do Setor Médico da Assembleia mediu a pressão e a taxa de glicemia das mamães. “Achei uma ótima ideia falar sobre saúde da mulher nessa festa das mães e a gente poder medir a pressão e ver a taxa de glicemia, pois a saúde é a coisa mais importante que temos”, afirmou Josilene Ribeiro, mãe do aluno João Vitor.

MOMENTOS EMOCIONANTES

Uma peça de teatro adaptada e com o título “O Trabalho Mais Difícil do Mundo”, apresentada por alunos na faixa de 15 a 16 anos e coordenada pelos professores Jamila Godinho e France Neris Sales, mostrou a dura jornada de trabalho a que está submetida todas as mamães do mundo.

Em seguida, os alunos de cada uma das modalidades de artes desenvolvidas pelo Programa Sol Nascente capricharam na homenagem as mães. Apresentaram-se os alunos das oficinas de Canto Coral, coordenada pelo professor Herbert Pestana; Dança, pela professora Gabriela Macieira; Sopro, pelos professores Misael Barros e Miqueias Aragão; e Violino, pelo professor Anderson Marques.

O momento culminante foi quando as mães dos alunos foram convidadas para receber as bênçãos dos seus filhos e abraça-los, retribuindo as bênçãos recebidas. “Achei um momento lindo e de grande emoção. Agradeço ao GEDEMA por nos oferecer essa oportunidade de demonstrar o nosso amor às nossas mães”, disse a aluna Beatriz Adriana, 17 anos.

SORTEIO DE PRÊMIOS

Ao todo foram sorteados 15 prêmios entre TV Led de 32 polegadas, aparelho de jantar, conjunto de panelas, faqueiro e jogo de cama. Michele Barros Aragão, mãe de Lucas Felipe, foi uma das premiadas com um faqueiro, assim como Josilene Ribeiro, mãe de João Vítor, que ganhou um aparelho de Jantar.

AVALIAÇÃO

Para Michele Barros Aragão, a festa foi muito bonita, organizada e emocionante. “A gente se sente bem num ambiente assim. Agradeço ao GEDEMA por nos oferecer essa oportunidade e parabenizo todos que organizaram essa festa. Saio satisfeita e muito feliz”, ressaltou.

“Foi muito bonito e gratificante. Foi muito comovente o momento em que mãe e filho se abraçaram”, disse Iago José Andrade, 13 anos, aluno da oficina de Sopro. “Marcante. Tudo muito organizado. Agradecemos por tudo”, afirmou Maria Ana Mendes Pinto, mãe da aluna Jamily Luiza Mendes, 11 anos, aluna da Escola Tia Dalva, do Residencial Carlos Augusto.