segunda-feira, 8 de maio de 2017

Pesquisas favoráveis dão a Flávio Dino gás necessário para encarar o eleitorado e pedir votos para a reeleição  

Flávio Dino é bem avaliado em pesquisas e ganha folego politico e eleitoral
O governador Flávio Dino (PCdoB) é o segundo chefe de Estado mais eficiente e cumpridor de promessas de campanha entre os dirigentes estaduais brasileiros no atual mandato. A revelação foi feita pelo sítio de notícias G1, o braço do sistema Globo na internet, que investigou, numa alentada pesquisa, a situação dos governadores nesse aspecto das suas atuações. Segundo o levantamento, em dois anos e quatro meses de mandato, Flávio Dino colocou em prática nada menos que 78,37% das suas promessas de campanha, só perdendo para o governador de Roraima, Confúcio Moura (PMDB), que cumpriu 78,78% dos compromissos que assumiu durante a corrida pelo voto. Flávio Dino navega também entre os sete governadores cujas contas dos seus estados seguem no “azul”, o que lhe permitiu que, mesmo em meio à crise que abala o País, entrar em 2017 sem ser obrigado a cortar investimentos ou garrotear gastos públicos essenciais com medidas extremas de contenção.

Tais informações, associadas aos 65% de aprovação que desfruta  no conceito da população, e aos quase 80% de confiança no seu governo, segundo pesquisa recente divulgada pelo instituto Exata, tornam o governador maranhense uma das personalidades políticas mais acreditados do País. E explicam, portanto, o fato de ele ter aparecido  como líder absoluto nas pesquisas que mediram até aqui as preferências do eleitorado em relação aos nomes listados para a corrida ao Palácio dos Leões no ano que vem.

Esse conjunto positivo de informações estatísticas embala fortemente a caminhada do governador Flávio Dino em busca da reeleição. E os reflexos  têm tido efeitos bombásticos na seara da Oposição, com estragos mais expressivos no Grupo Sarney, que vem se movimentando em várias frente para reunir as forças que controlava e que foram dispersadas na fragorosa derrota eleitoral de 2014. Nessa guerra, a corrente sarneysista tem usado, de forma sistemática, todo o seu poder de fogo para produzir nódoas e chagas na imagem e no prestígio político e pessoal do governador, jogando, portanto, com as armas que lhe sobraram, para se manter de pé e tentar recuperar pelo menos parte do poder de fogo político que perdera. Na mesma linha atua o senador Roberto Rocha (PSB), que faz um esforço hercúleo para construir sua terceira via na disputa para o Governo do Estado.

Nesse contexto, o governador Flávio Dino vem dando seguidas mostras de que tem os pés firmes, que sabe administrar o prestígio que construiu e que tem noção clara de onde quer chegar. Sabe que, mesmo aparentando fragilidade, o Grupo Sarney não está morto e que, dependendo de algumas circunstâncias – com o a evolução do Governo Michel Temer (PMDB) -, pode ganhar força para tentar virar o jogo, que no momento lhe é francamente desfavorável. Flávio Dino tem, também, noção clara de que, mesmo fragilizada pelos revezes recentes – ações judiciais e investigações policiais – e amargando uma rejeição elevada, a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) é um adversário de peso, com indiscutível força carismática e com habilidade suficiente para tirar proveito de situações aparentemente desfavoráveis. E mais do que isso: mesmo sem mandato e bombardeado pela Lava Jato, o ex-presidente José Sarney (PMDB) continua lúcido e muito ativo, habilitado, portanto, para continuar como estrategista maior do Grupo, o que é sempre sinônimo de dor de cabeça para seus adversários.

Com a autoridade reforçada com o fato de que até aqui seu governo não sofreu qualquer acusação de corrupção, desvio ou coisa parecida, o governador Flávio Dino ganha força para intensificar seu projeto político de renovar o mandato. Agora respaldado e agora respaldado mais ainda informação de que, seguido o G1, é um dirigente eficiente e cumpridor de promessas de campanha, está credenciado para cair na estrada em busca de mais apoio no eleitorado.

do Repórter Tempo