segunda-feira, 12 de junho de 2017

Governo do Estado fortalece assistência técnica com entrega de embarcações para áreas ribeirinhas 


Considerada o “Pantanal Maranhense”, a região da Baixada Maranhense apresenta uma das paisagens mais belas do estado formadas pelo conjunto de rios e lagos que a torna única no Nordeste.

E é desses lagos e rios que centenas de famílias ribeirinhas tiram o sustento por meio da pesca e, também, de cultivo irrigado nos campos alagados. Parcela dessas famílias é da agricultura familiar, e algumas vivem isoladas devido ao difícil acesso. E para alcançar a população rural que vive nessas áreas ribeirinhas, o Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF), fez a aquisição de embarcações que atenderão agricultores nas Regionais da Agerp de Pinheiro e Viana.
De acordo com o presidente da Agerp, Júlio César Mendonça, por determinação do governador Flávio Dino, a aquisição de lanchas é justamente para atender as áreas alagadas de difícil acesso para realizar a assistência técnica necessária aos produtores.
“Estamos dando condições para os técnicos chegarem a locais que veículos comuns não acessam, e assim, estar presente na vida de agricultores que nunca receberam assistência técnica. Isso faz parte do processo de reestruturação que a Agerp está passando e se faz necessário criar meios para possibilitar que a extensão rural alcance a todos,” disse o presidente Júlio César.
Na Regional de Pinheiro, a lancha adquirida vai permitir chegar a comunidades isoladas por conta dos rios e lagos, como povoados localizados em municípios de Santa Helena, Cururupu e Apicum Açú. Para o agrônomo da Regional da Agerp de Rosário, Teresinho Alves, a embarcação vai permitir prestar assistência a quem nunca recebeu.
“Algumas comunidades são totalmente isoladas e não tínhamos como atendê-los. Com a lancha vamos conseguir fazer a assistência técnica aos produtores que nunca tiveram o auxílio da Agerp por conta da falta de um transporte apropriado,” explicou o agrônomo.
Além da aquisição das duas lanchas, o Governo do Estado adquiriu também, quadriciclos que servirão para realizar serviços de Assistência técnica em áreas da região dos Lençois e Munim, onde há áreas de difícil acesso.
O gestor do Escritório Regional da Agerp de Rosário, Waldemar Diniz, enfatizou que o quadriciclo será destinado a Barreirinhas e vai reforçar a agricultura familiar no município. Neste mês, os agricultores ainda foram contemplados com a inauguração de um escritório local da Agerp para fortalecer a assistência técnica. 


“O quadriciclo é um feito magnífico do governador Flávio Dino em estar destinando esse transporte para o trabalho nas comunidades rurais de Barreirinhas e principalmente para fomentar a cadeia produtiva de caju. E pelas condições de solo que existem na nossa região, este tipo de transporte é de grande importância para o trabalho de ater,” informou o gestor.
Ainda na Região dos Lençois e Munim, o município de Santo Amaro foi contemplado com um quadriciclo para ampliar o atendimento às famílias rurais do Plano ‘Mais IDH’ e também, a estruturação de um escritório local.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Adelmo Soares, destacou que, “essas ações mostram o compromisso do governador Flávio Dino em levar assistência técnica às famílias, seja nas comunidades mais distantes quanto as mais próximas. E sabemos que para desenvolver o Maranhão precisamos fomentar e facilitar o acesso à assistência técnica”.
fonte: Secom/MA