quarta-feira, 19 de julho de 2017

Carreta de combate à hanseníase chega a Aldeias Altas  


Chegou em Aldeias Altas na manhã desta quarta-feira (19) a Carreta da Saúde Novartis, que está oferecendo em diversos municípios do Maranhão consultas e exames gratuitos, além de tirar dúvidas sobre os métodos de prevenção e controle da hanseníase. A carreta fica na cidade até o final da tarde de hoje. 
O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. A doença, que deveria estar erradicada, registra entre 25 a 30 mil novos casos/ano no país. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o Maranhão é o terceiro estado do país com mais casos de hanseníase.
Desde 2009, a Novartis possui a Carreta de Saúde, um caminhão itinerante, com cinco consultórios e um laboratório, que percorre todo o Brasil no combate à hanseníase. Atua em parceria com o Ministério da Saúde, com apoio do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) visando a erradicação desta doença até o ano de 2020. Os tratamentos medicamentosos para a hanseníase também são doados pela Novartis à Organização Mundial da Saúde.