terça-feira, 25 de julho de 2017

Ponto da Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet) será inaugurado nesta quarta-feira em Caxias 


O Governo do Estado inaugura nesta quarta-feira (26), na Praça São Judas, localizada no bairro Ponte em Caxias, mais um ponto da Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet). A rede, uma iniciativa criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), visando o acesso e a inclusão digital dos maranhenses, levando as praças centrais dos municípios maranhenses Wi-Fi grátis. São 100 megas de internet, via fibra óptica, de alta velocidade, que possibilita a conexão de até 1.200 usuários simultâneos. O evento está marcado para as 17h com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jonathan Almada.
De acordo com o secretário, há uma articulação para que até o fim de 2017 o programa seja estendido para mais 40 pontos e levado aos 30 municípios do Maranhão com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “O governo Flávio Dino tem buscado democratizar o acesso às políticas públicas, direitos, a serviços de qualidade em todo o Maranhão. A criação da primeira Rede de Internet Gratuita do Maranhão (Maranet) tem como objetivo fazer com que a população tenha acesso ao conhecimento e aos serviços que hoje estão disponíveis através da rede mundial de computadores” enfatizou o secretário.
A Maranet é instalada em praças, feiras livres e locais que possibilitem a participação da população como associação de moradores. Há pontos da Maranet em São Luís, Vitória do Mearim, Pinheiro, Pindaré-Mirim e Arari. Os próximos pontos serão em Codó, Caxias, Coroatá e Timon encerrando o primeiro ciclo até o mês de agosto. A previsão é que até dezembro a Maranet alcance 30 municípios do estado.