quinta-feira, 20 de julho de 2017

Quatro municípios são investigados por nepotismo e funcionários fantasmas 

As prefeituras investigadas pertencem a Região Tocantina   
Assis Ramos (PMDB), de Imperatriz, Ivanildo Paiva (PRB), de Davinópolis,
Professor Geraldo Braga (PC do B), de Gov. Edson Lobão e Karla Batista 
(PSDB), de Vila Nova dos Martírios, são alvos de investigação do MP.   
O Ministério Público (MPMA) investiga denúncias de nepotismo e de funcionários fantasmas nas prefeituras de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão e Vila Nova dos Martírios. De acordo com o órgão, ao total, 92 ações referentes aos quatro municípios, tramitam na vara da fazenda pública incluindo ações que condenaram ex-gestores municipais.
Somente este ano, 19 servidores de Imperatriz foram exonerados por nepotismo, após as investigações comprovarem a nomeação de parentes de secretários e vereadores em cargos na prefeitura do município.
A promotora Nayma Abas, que responde pelas Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária, conta que muitos desses processos se referem a crimes contra a administração pública e que os processos já estão tramitando pelo judiciário.
O MP recomendou a criação de uma página no Portal da Transparência. Apesar da criação, o órgão continua recebendo denúncias sobre omissão de dados ou incompatibilidade de informações com relação à folha de pagamento.
Em tempo 
Em Caxias, a maioria dos eleitores que acreditaram nas promessas de "araque" do atual prefeito ainda aguardam ansiosos o MP instaurar uma portaria para investigar os casos de nepotismo, que não são poucos, praticados pelo Cabeludo. Na campanha eleitoral de 2016 o atual gestor ludibriou os caxienses dizendo que nenhum parente seu ocuparia .cargo na administração cabeluda. Quando assumiu no dia 1º de janeiro, o que se viu foi o contrario, o prefeito nomeou a mãe, que é professora aposentada, esposa, irmão, primos, tio dele (Fábio) e também do vice-prefeito. Existe denuncias que a Viúva caxiense abriga uma legião de funcionários fantasmas, uns residem aqui mesmo na cidade e outros estão espalhados em outros municípios, em troca, já visando os votos na eleição de 2018 para os candidatos a deputado federal e estadual que terão o apoio da Prefeitura de Caxias.