sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Escritório da Agerp é inaugurado na cidade Alcântara  


O fortalecimento da agricultura familiar está no plano de governo do prefeito Anderson Wilker. Pensando nisso, o prefeito nomeou um agricultor com experiência em gestão e montou através de parcerias com o governo do estado, um Complexo Administrativo que envolve a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). O objetivo principal do prefeito é facilitar a vida do trabalhador rural.

Na quarta-feira (2), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, Aged e Agerp, inaugurou um escritório da Agerp na cidade de Alcântara.

Antes da inauguração, o secretário municipal de Agricultura Familiar destacou a importância de investir no homem do campo. “Se busca recursos para a Saúde, Educação, Infraestrutura; mas esquecemos da agricultura. No dia em que o Brasil investir no homem do campo, iremos de fato ver o tamanho de nossa riqueza. Temos um país rico, mas com um povo pobre. É o homem do campo que coloca alimento na mesa do rico. Como agricultor familiar e estando hoje como secretário, quero ajudar a gestão promover aquilo que desenvolve o Brasil, a agriculta familiar” – disse Benedito Barbosa.


O deputado Othelino Neto, falou da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Alcântara. “Este evento aqui hoje é muito importante e tem se realizado no Maranhão todo. Hoje se sente a presença do governo no eixo rural. Não dar pra falar em desenvolvimento com inclusão social e não se investir na agricultura familiar. A Agerp em Alcântara é fruto de uma parceria bem sucedida entre o governo do estado e a prefeitura de Alcântara” – disse.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar destacou a importância de implantar um escritório da Agerp em Alcântara. “Quando se investe em agricultura familiar, a gente sente pulsar no coração do trabalhador a transformação. É muito importante quando escolhemos a pessoa certa para ser Secretário de Agricultura e isso o prefeito Anderson fez bem. É exatamente na base da agricultura que a gestão pública diminui a procura de emprego. Investindo na agricultura, geramos emprego e renda, além de qualidade de vida. O governo Flávio Dino tem investindo em todas as áreas da agricultura familiar. São momentos como este que deixam marcas.” – disse Adelmo Soares que finalizou afirmado que vai destinar R$120.000,00 para compra dos produtos da agricultura familiar em Alcântara.

Em sua fala, o presidente da Agerp destacou a importância do escritório em Alcântara. “Mesmo o secretário estando cansado de viagem, ele se faz presente, porque entende a importância da agricultura familiar para o povo de Alcântara. Esta parceria tem um objetivo principal. Fomentar a agricultura familiar no município. Além das ações, estamos incluído 480 famílias de Alcântara no Programa Brasil Sem Miséria, onde cada uma vai receber R$ 2.400 para estruturar projetos produtivos. Nós precisamos fazer com que essas 480 famílias beneficiadas mude de vida e mude para melhor” – disse Julio Cesar Mendonça.


Para o prefeito de Alcântara, as parcerias entre governo do estado e prefeitura, ampliam o projeto de melhorar a vida dos alcantarenses. “Todas as vezes que estivemos na secretaria de estado, o secretário Adelmo Soares sempre se mostrou solícito as nossos demandas. É um momento importante pra gente, onde estamos inaugurando um escritório da Agerp que vem pra dar apoio necessário para a Secretaria de Agricultura e Pesca. O governador tem ajudado o município de Alcântara e tenho certeza que o governador com a sensibilidade que tem, vai continuar ajudando nosso município. E com esses apoios e parcerias, vamos avançar ainda mais. São apenas sete meses de gestão, mas estamos trabalhando para melhorar a vida do homem do campo”- destacou Anderson Wilker.

Após a inauguração do escritório da Agerp, o prefeito Anderson acompanhado de autoridades estaduais, vereadores e secretários municipais, visitou o Campo Agrícola que servirá de modelo na comunidade Peru, zona rural de Alcântara.

Estiveram presentes no ato de inauguração do escritório, servidores da Agerp e Aged, secretários municipais, servidores da prefeitura, os vereadores Ribinha, Guterres Filho, Mário e Haroldo Jr, o deputado Othelino Neto, o presidente do Iterma, Raimundo Lídio, além de lideranças comunitárias e religiosas e sociedade em geral.

fonte: Ascom