domingo, 10 de setembro de 2017

Procissão encerra festejo em São José de Ribamar 


O encerramento do tradicional festejo em honra ao padroeiro do Maranhão, São José de Ribamar, deverá atrair uma verdadeira multidão para a cidade balneária neste final de semana. As festividades iniciadas no ultimo dia 1 de setembro na Igreja Matriz, serão concluídas neste domingo (10), com grande programação que contará com diversas celebrações eucarísticas que ocorrerão ao longo de todo o dia.
Com o tema “José, artesão da fé, esposo de Maria, a mãe do Salvador”, o festejo deste ano também celebra os 100 anos da inauguração do santuário. A cidade foi toda preparada para receber os visitantes durante o festejo.
Dona Maria das Graças é moradora da vizinha Teresina e disse que todos os anos acompanha a festa religiosa porque já teve uma graça alcançada por intermédio do santo. “Sou devota de São José de Ribamar e não perco uma única festa enquanto vida eu tiver. Tá de parabéns a cidade que esse ano ganhou uma orla incrível”, parabenizou a religiosa se referindo ao novo Cais da cidade.
Para o conforto e maior segurança dos turistas, visitantes e moradores, a Prefeitura firmou parceria com a Polícia Militar para o destacamento de cerca de 540 homens, entre policiais militares, guardas municipais, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito que atuarão durante todo o fim de semana no policiamento preventivo e ostensivo das ruas. Barreiras também estão sendo montadas estrategicamente para fiscalização de motoristas e motociclistas.
Também foi montado um esquema na área da saúde para atendimento nos hospitais, postos de saúde além de disponibilização da ambulância para atendimento de urgência. O comércio informal também recebeu disciplinamento e está sendo fiscalizado pela Blitz Urbana no sentido de orientar donos de barracas sobre a manipulação de alimentos.
Para o prefeito Luis Fernando, que deverá participar da celebração de encerramento do festejo de São José de Ribamar, o resultado final da parceria conjunta reflete no número positivo de visitantes que visitam a cidade e o baixo número de ocorrências registradas.
“Graças a Deus não temos registros de violência ou baderna durante as festas em São José de Ribamar. No festejo não é diferente, e o resultado são dias de tranquilidade onde os turistas e visitantes participam das homenagens ao santo padroeiro e consequentemente visitam os pontos turísticos da cidade”, comemorou o prefeito.
Sábado
A partir das 17h será realizada a Romaria da Juventude com concentração na Praça de São Benedito, seguindo o percurso até o Santuário.
Domingo 
Já no domingo, durante todo o dia ocorrerão missas de hora em hora, na Igreja Matriz, localizada no centro da cidade. A partir das 16h ocorrerá a concentração para a tradicional procissão de encerramento seguida missa campal que será realizada na Concha Acústica, também localizada na sede.
A programação ainda conta com show cultural da Banda Mensageiro a partir das 19h.
Foto: Wanderson Silva