terça-feira, 7 de novembro de 2017

Audiência Publica debate ações para o fortalecimento da agricultura familiar em Barreirinhas 


A equipe do Sistema de Agricultura Familiar (Agerp, Iterma, SAF) esteve reunida no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), na ultima quarta-feira (1º), em Barreirinhas, para a audiência pública ‘Políticas Públicas do Governo do Estado para a Agricultura Familiar’, onde foram tratados diversos temas para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Além de participar da audiência pública, a equipe do Sistema SAF liberou cadastros ambientais rurais para agricultores, crédito para assentados, fez lançamento de chamada pública para oito agroindústrias que serão beneficiadas na produção da castanha de caju, além da entrega de 43 poços de água, que foram feitos nas comunidades próximas a cidade.

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, ressaltou o empenho do Governo do Estado em trabalhar lado a lado com os trabalhadores rurais. “O Governo Flávio Dino vai onde governo nenhum nunca esteve, o que temos feito aqui é ouvir atentamente o que a população tem a dizer, estamos trabalhando para que possamos, juntos, construir um Maranhão melhor, um estado mais justo, onde o trabalhador tenha melhores condições de produzir e comercializar seus produtos, obtendo mais renda, melhorando de vida e, assim, construímos um Maranhão de todos nós”, afirma.

O presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Raimundo Lídio, destacou a importância da participação popular nas ações. “É importante mantermos o mesmo diálogo. O Sistema SAF fortalece o trabalho de milhares de agricultores. Estamos todos empenhados na luta por desenvolvimento desses trabalhos do campo, trazendo ações concretas, seja entregando créditos rurais, seja resolvendo questões fundiárias, é uma enorme satisfação ver a alegria do nosso povo”, finaliza.

O presidente do STTR de Barreirinhas, Nivaldo Nunes, afirma que as ações do Governo do Maranhão, realizadas através da SAF, têm ajudado a impulsionar bons resultados nas vidas dos membros do sindicato. “O trabalho que a SAF tem realizado aqui em nossa cidade, junto aos trabalhadores, só reforça o comprometimento do atual Governo do Estado em transformar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A presença de um secretário de Estado aqui, hoje, só evidencia tudo isto”, afirma.

O agricultor Raimundo Vieira falou sobre as pautas discutidas na reunião. “Achei muito interessante que o Governo chegue aqui até nós, para que possamos expandir nossa produção e a gente tem observado que o Sistema SAF tem realizado um trabalho aprofundado na melhoria da nossa vida”, ressalta.

A agenda também incluiu visitação a Rádio Barreirinhas, onde a equipe do Sistema SAF pode divulgar as ações do Governo, além de visitas a campos de trabalhadores rurais da região.

Também participaram das ações em prol da agricultura familiar em Barreirinhas, representantes da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) – que integra o Sistema SAF. Estiveram presentes representando a Agerp: a diretora de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Vera Costa; e o gestor Regional da Agerp de Rosário, José Diniz.

fonte: SAF