terça-feira, 14 de novembro de 2017

ITERMA, quatro décadas transformando vidas pelo Estado do Maranhão  



Uma grande festa em comemoração ao aniversário do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão - ITERMA, aconteceu na ultima quinta-feira (9), no Auditório do instituto e contou com a presença do presidente, Raimundo Lídio, diretores, coordenadores e servidores do Instituto, além do secretário de Estado da Agricultura Familiar - SAF, Adelmo Soares, dos secretários adjuntos da SAF, Francisco Sales e Luciene Dias Figueiredo, do presidente da Agerp, Júlio César Mendonça.

O instituto é uma autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura Familiar do Estado do Maranhão e que compõe o Sistema SAF (SAF/ITERMA/AGERP). Sua principal missão é a política agrária do Estado do Maranhão, voltada para a organização da estrutura fundiária estadual e diminuição da pobreza extrema.

Durante solenidade, o presidente do ITERMA, Raimundo Lídio externou sua alegria e satisfação em poder participar deste momento ímpar e honroso de festividade, junto aos servidores do ITERMA.


"É uma alegria imensa poder celebrar com os servidores do órgão que realizam um trabalho tão significativo para a população do Estado do Maranhão, principalmente no que tange a regularização fundiária, a segurança jurídica destes agricultores familiares e também aos assentamentos rurais, onde o atual Governo vem marcando presença constante no meio das comunidades, levando o reconhecimento das posses legítimas e melhoria na qualidade de vida da população maranhense”, discursou Raimundo Lídio.

O secretário Adelmo Soares falou do momento tão importante em que o órgão está passando, frisando a data festiva. “A celebração mostra que nós não esquecemos a memória de tantas lutas, de pessoas que batalharam e sonharam em ter a sua titulação, e daqueles que lutaram para que o ITERMA chegasse a essa data de 44 anos trabalhando em prol de um Maranhão melhor”, disse o secretário.

Cláudia Cascás, coordenadora de Estudos e Projeto do instituto e oradora do evento, disse em seu discurso que o instituto tem um trabalho de extrema importância para o Maranhão. “A autarquia atende todos os dias diversos povos do campo do Estado: agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, extrativistas, quilombolas, dentre vários outros que buscam uma garantia de suas terras e melhorias de vida, através da regularização fundiária, créditos e base para suas famílias”, frisou Cláudia Cascás.


O servidor Silvio Raimundo dos Santos, técnico do instituto há mais de 40 anos enfatizou sua gratidão em poder contribuir com os maranhenses há tantos anos. “Sou muito grato em fazer parte de um órgão que favorece inúmeras famílias de agricultores do Maranhão, e que por meio do Governo do Estado, através do ITERMA, podem ter a garantia jurídica de suas terras e qualidade na vida de suas famílias", finalizou seu Silvio.

Na ocasião, houve também a entrega de fardamentos aos técnicos e servidores que contribuem no trabalho de campo realizado em todo o Estado do Maranhão.

Findando o momento festivo, o presidente Raimundo Lídio concluiu parabenizando os presentes desejando muito trabalho a todos e que o órgão venha continuar a fonte de transformação, agradecendo o governador Flávio Dino pela confiança do trabalho pelo fortalecimento do Maranhão.

Fonte: ITERMA
Texto: Denise Lima