sábado, 6 de janeiro de 2018

Doutor Humberto - um grande líder  


Um caxiense ilustre nascido no vizinho município de Matões em 21 de agosto de 1946.

No dia 1º de janeiro de 2018, o Maranhão perdeu esta grande liderança. Não foi uma família que perdeu um líder, mas sim toda a comunidade de Caxias e do Maranhão que perderam seu grande líder, seu grande benfeitor.

Dr. Humberto, um grande profissional e também um grande empresário como pecuarista, e posteriormente surge como grande político, com força e domínio em todo o estado do Maranhão.

Conheci Dr. Humberto ainda como estudante de medicina em Salvador e eu estudante de medicina veterinária no Rio de Janeiro, no ano de 1967, quando nós estudantes universitários, filhos de Caxias e estudantes em outros estados, pois aqui não tínhamos nenhuma Instituição de Ensino Superior, fundamos o Centro dos Estudantes Universitários de Caxias (CEUCA) , que agregava todos os universitários caxienses que estudavam em São Luís e demais capitais e cidades do Brasil, durante as férias de final de ano, desenvolvendo vários trabalhos na área de cultura e social.

Como médico e casado com a médica Cleide Coutinho, desenvolve um grande trabalho construindo o próprio hospital, onde até hoje funciona a Casa de Saúde e Maternidade de Caxias. 

Sempre atencioso e caridoso com os mais necessitados, sua obra jamais será esquecida.

Paralelo a sua vida médica, sempre foi voltada para o ramo da Pecuária, com uma grande produção em suas grandes e organizadas propriedades.

Já como o domínio popular, pelo seu trabalho como médico, juntamente com sua esposa Dra. Cleide Coutinho em 1988, candidata-se a vereador em Caxias, fazendo seu primeiro teste na política e elege-se facilmente, mostrando que seus novos horizontes iriam surgir. Como 02 anos do mandato, candidata-se a Deputado Estadual em 1990, onde se elege com boa votação no estado.

A seguir se reelege em 1994,1998,2002 e 2014. Em 2000, se candidata pela primeira vez a Prefeito de Caxias, não logrando êxito. Continua seu mandato de Deputado e se reelege em 2002. Em 2004, candidata-se novamente a Prefeito de Caxias, saindo vencedor derrotando a candidata que tentava sua reeleição.

Assume o governo de Caxias em 1º de janeiro de 2005, dando inicio um trabalho, probo e dinâmico, pondo em ordem a administração do município.

Em junho de 2005, fui convidado pelo Dr. Humberto para assumir a Secretaria de Cultura, do qual tive a honra de ser seu Secretário por 02 anos, deixando por motivos particulares, mas sempre tive o apoio do mesmo.

Em 2006, como ´prefeito apoia para governador no 1º turno o ministro Edson Vidigal, e no 2º turno apoia Dr. Jackson Lago, que vence as eleições. Para Deputado Federal apoia o hoje governador do Estado Dr. Flávio Dino, dando-lhe uma estrondosa votação. E elege a sua esposa Dra. Cleide Coutinho a Deputado Estadual.

Em 2008, diante o excelente trabalho feito na cidade de Caxias, se reelege a Prefeito Municipal para um segundo mandato e em 2010 reelege sua esposa Deputada Estadual e em 2012 elege seu sobrinho Leonardo Coutinho para ser seu sucessor.

Em 2013 é diagnosticado, com um câncer no intestino, começando então sua luta contra aquele mau que lhe levaria a óbito. Mas em 2014, ainda tem força suficiente para eleger-se Deputado Estadual, chegando a ser eleito Presidente da Assembleia Legislativa onde assume a presidência em fevereiro de 2015. Em 2014, foi uma força política decisiva na vitória de Flávio Dino ao Governo do Estado. Em 04.11.2016, assume interinamente o governo do Estado por 04 dias.

Dr. Humberto Coutinho, mesmo com todo seu poder sempre foi um homem limpo no seu modo de viver decoro, dignidade e retidão. E ainda mais conheci bem e com profundidade o seu caráter de homem sério, quando no seu primeiro mandato na Prefeitura de Caxias exerci o cargo de Secretário de Cultura.

Não podendo aqui esquecer que seu grande êxito como médico, como empresário e político, foi o apoio constante e o dinamismo da sua esposa Dra. Cleide Coutinho, um verdadeiro baluarte em defesa da comunidade maranhense, e acredito que ela saberá dar continuidade ao trabalho do querido Dr. Humberto.

Dr. Humberto Coutinho é “daqueles que por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando “ como diz o autor de “ Os Lusíadas”.

Que Deus o tenha no lugar dos bons e justos!


Prof. Jacques Medeiros
Professor Emérito da UEMA
Membro da Academia Caxiense de Letras
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias