sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Emenda parlamentar garante recursos ao IFMA Campus Caxias 
Investimentos serão feitos ainda este ano na construção de nova biblioteca e teatro 

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias encerrou o ano de 2017 com uma importante conquista para os estudantes, os servidores e a comunidade em geral. Após o efetivo empenho da direção-geral e os esforços de políticos da região, o Campus foi contemplado com uma emenda parlamentar do senado federal no valor de aproximadamente 4,8 milhões de reais. Desse montante, o valor de 1,8 milhão foi descentralizado ainda no mês de dezembro.


A emenda foi garantida pelo senador Roberto Rocha, em visita ao Campus em julho de 2017. Os recursos serão destinados à construção de uma nova biblioteca e um teatro.  A atual biblioteca tem uma área de 190,5 m2, acomodando um acervo em 26 estantes de dupla face, 05 estantes simples em um espaço de aproximadamente 47 m2 de acervo. Sua área destinada à consultas e estudo individual é 90,3 m2 e ao processamento técnico é de 7,53 m2. Suas duas salas de estudo em grupo têm 15,06 m2, comportando até 12 pessoas. De acordo com o projeto, a nova biblioteca será seis vezes maior que atual, ocupando um espaço de 1.149 m2 e acomodará 37 estantes de dupla face, com 18 mesas para estudos e 18 terminais de pesquisas com computadores. O espaço para catalogação será de 49,66 m2 e de atendimento passará a ser de 49.66 m2. Haverá ainda um espaço para administração de 24.37m2. O destaque na nova biblioteca será a construção de um auditório com capacidade para 50 pessoas, numa área de aproximadamente 100.m2.
Com uma área de 108.76 m², o atual auditório comporta 120 pessoas. Este será substituído por um teatro. Conforme o projeto, o novo ambiente comportará 400 pessoas em uma área total de 1.157,71 m2. Desse, 22.74 m2 será destinado a um laboratório de arte. Além disso, haverá um foyer com 105,86m2 e 3 camarins.
No atual auditório funcionará uma sala de educação a distância. “Este ano, pela primeira vez, ofertaremos os cursos técnicos em Informática, Eventos, Guia Turismo, Restaurante e Bar, nas formas concomitante e subsequente, da modalidade a distância. Então, esse espaço será ideal para os momentos presenciais, visto que as turmas de educação a distância funcionam com no mínimo 50 alunos”, explica a diretora de desenvolvimento educacional, Waldirene Pereira Araújo.
Rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes serão instalados nos novos ambientes. Além da adequação arquitetônica, a aquisição de tecnologias, os mobiliários e a sinalização também será adequada para promover a inclusão de pessoas com deficiência. O diretor de administração e planejamento, Guilherme Andrade Lopes, explica que o projeto já foi elaborado e que “está aguardando parecer jurídico para lançamento do edital de licitação. A previsão é de que as obras sejam iniciadas esse ano”, declarou.
IFMA Campus Caxias 
Para o professor Raimundo Nonato Assunção Filho, chefe do departamento de ensino,  a consolidação dessa emenda vai facilitar a oferta de novos cursos e uma melhoria na avaliação dos cursos já ofertados. “Uma nova biblioteca será essencial para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e pesquisa, pois irá aliar-se ao aprendizado teórico que a leitura facilita. Além disso, a biblioteca é um item essencial na avaliação realizada pelo MEC dos cursos superiores.” O professor também destaca que o teatro e a biblioteca são espaços de uso por toda comunidade caxiense. “Eles serão fundamentais para que continuemos realizando um ensino de qualidade, porque vai dar todo o aporte didático e pedagógico para que os professores consigam realizar o seu trabalho. Além disso, toda população será beneficiada, visto que são espaços abertos ao público da cidade”, avalia.
 Dona Francinele de Oliveira Xavier Martins dos Santos, mãe da aluna Maria Catarina Oliveira Martins dos Santos, acredita que a nova biblioteca será importante na formação de técnica em Agroindústria de sua filha. “Disponibilizando esse novo ambiente, o IFMA estimula o hábito de leitura, o que desperta novas ideias e atitudes para os futuros profissionais.”
O diretor-geral, João da Paixão Soares, recebeu a notícia com muito entusiasmo. “Foi uma união de esforços entre toda a nossa equipe e políticos da região. Agradecemos ao senador Roberto Rocha pela atenção dedicada ao Instituto, em especial ao nosso Campus. Essa emenda parlamentar é um recurso importante para o fortalecimento do Campus Caxias, pois temos somente sete anos de fundação e esses recursos serão fundamentais para atuação do instituto em prol da educação profissional e tecnológica de Caxias e região”, destaca o diretor. Ele complementa que “ao fazer essa destinação, o senador investe no futuro de centenas de jovens e adultos que o IFMA Campus Caxias atende, garantindo, dessa forma, qualidade de vida para as futuras gerações”, pontua.
Emendas Parlamentares
De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando uma melhor alocação dos recursos públicos. É a oportunidade que eles têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam. Além das emendas individuais existem as coletivas, como as de bancada, produzidas em conjunto pelos parlamentares de estados e regiões em comum.