quinta-feira, 19 de julho de 2018

Brasil deve ter 13 candidatos a presidência, saiba quem são e as datas das convenções 


Nesta sexta-feira (20), inicia-se o período das convenções partidárias, onde vão ser anunciados de forma oficial os candidatos a presidente, governador, senadores, deputados federais e estaduais. No âmbito nacional, pelo menos treze nomes devem ser lançados para a corrida presidencial. Entre os concorrentes estão alguns nomes conhecidos como Lula, Bolsonaro, Alckmin e Ciro Gomes. Na outra ponta estão nome completamente desconhecidos Vera Lúcia, Paulo Rabello de Castro e João Amoêdo.
O primeiro dia de convenções partidárias será marcado pelo lançamento das candidaturas de Ciro Gomes (PDT), que ainda espera receber o apoio do PCdoB, PSB e do “centrão” – PP, SD, PR, PRB e DEM. Paulo Rabello de Castro do PSC e Vera Lúcia do PSTU, também anunciam seus nomes de forma oficial.
No sábado, o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, oficializa em São Paulo, o seu nome para a corrida eleitoral. No domingo, no Rio de Janeiro será a vez de Bolsonaro, que ainda não teve nenhum partido lhe oferecendo apoio.
Depois dessas candidaturas lançadas, a previsão é que somente em agosto voltem as convenções com o anúncio de presidenciáveis. No dia 1º de agosto, Manuela D´Avila do PCdoB, deve anunciar seu nome, porém ela ainda pode declarar apoio a Lula ou Ciro Gomes.
No dia 2 de agosto é a vez de Henrique Meirelles do MDB. No dia 4 de agosto, PT e PSDB devem concentrar a atenção do público, os partidos lançam Lula e Alckmin, respectivamente. Na mesma data, João Amôedo do NOVO, Marina Silva da Rede e Álvaro Dias do Podemos prometem oficializar suas candidaturas.
Quem fecha a temporada de convenções é o Levy Fidelix do PRTB no dia 5 de agosto.
As convenções presidenciais vão se concentrar em Brasília e São Paulo, mas Rio de Janeiro e Curitiba também vão receber os anúncios oficiais.
DataCandidatoLocal da convençãoAliados
20.julCiro Gomes (PDT)BrasíliaBusca PC do B, PSB e “centrão”
20.julPaulo Rabello de Castro (PSC)BrasíliaSem previsão de aliança
20.julVera (PSTU)São PauloSem previsão de aliança
21.julGuilherme Boulos (PSOL)São PauloSem previsão de aliança
22.julBolsonaro (PSL)Rio de JaneiroFracassou em atrair PR e PRP
1º.agoManuela Dávila (PC do B)BrasíliaPartido pode apoiar Ciro ou o PT e desistir da candidatura
2.agoHenrique Meirelles (MDB)BrasíliaTenta obter apoios no “centrão”
4.agoGeraldo Alckmin (PSDB)BrasíliaTenta apoio do “centrão”. Soma de tempo de TV inclui promessas de aliança com PTB e PSD
4.agoLula (PT)São PauloBusca apoio de PSB, PC do B e PR, entre outros
4.agoMarina Silva (Rede)BrasíliaEncontra dificuldade para se coligar a outras legendas
4.agoAlvaro Dias (Podemos)CuritibaResiste a desistir e apoiar Alckmin
4.agoJoão Amoêdo (Novo)São PauloSem previsão de aliança
5.agoLevy Fidelix (PRTB)São PauloSem previsão de aliança