quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Desfile cívico movimenta comunidades no 2º Distrito de Caxias 


As comunidades do 2º Distrito de Caxias tiveram desfile cívico em celebração ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. O evento ocorreu no povoado Alecrim, na manhã desta quinta-feira (30), e contou com a presença do prefeito Fábio Gentil, da secretária de Educação, Ana Célia, e do vereador Mário Assunção, representando a Câmara Municipal.

O evento cívico teve a participação de nove unidades de ensino dos seguintes povoados: Alecrim, Barro Vermelho, Santo Antônio, Boca da Mata, Mocambo, Posto São Miguel, Fazenda Sabiá e Rodagem. Com faixas, cartazes e fanfarra, cerca de 840 estudantes deram o ritmo do desfile. No público, famílias acompanhavam as exibições. 


Neste ano, o desfile trouxe o tema “Caxias, Princesa do Sertão” e o lema “Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio mais amores”. A atividade foi promovida pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação. 

Segundo a secretária Ana Célia, “além da cidade, o 7 de setembro é comemorado em todos os povoados de Caxias, com a participação das famílias, dos professores e gestores escolares. O tema do desfile é alusivo ao conhecimento que é levado a todos os alunos do município”.


Para o prefeito de Caxias, é importante a descentralização do desfile cívico para a zona rural. “O respeito e a valorização que a nossa Secretaria de Educação tem para com a criança da zona rural é uma ideia ímpar que aconteceu no município de Caxias. Você vê a alegria estampada no rosto de cada um, e com isso o nosso compromisso está cumprido”, disse Fábio Gentil.

“A Secretaria de Educação, na pessoa da professora Ana Célia, está de parabéns por essa iniciativa, e a Prefeitura Municipal de Caxias também, de poder proporcionar às pessoas do 2º Distrito a possibilidade de vivenciar o desfile de 7 setembro, com tudo que eles têm direito. É dessa forma que a gente vai construindo a cidade que a gente quer”, comentou o vereador Mário Assunção.

texto e fotos: João Lopes