quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Deu na coluna Caxias em Off

Por: Jotônio Viana (Jornal Pequeno) 

Mais Fumaça que fogo 

Depois de alguns dias de intensa especulação sobre a formação de uma nova aliança governista em Caxias, aos poucos, vê-se que havia mais fumaça que fogo ardendo de fato. Parece que alguém pôs brasa em um monturo de folhas secas para ver se dai nascia uma fogueira intensa, mas na verdade a fumaça é cada vez maior. 

A exceção do deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) com o governo, como se vê em reiteradas fotos publicadas em redes sociais com o mesmo ao lado do prefeito Fábio Gentil (PRB) e outros integrantes do staff situacionista, demais membros da oposição local se mantém longe do núcleo duro palaciano, pelo menos em publico. É o caso, por exemplo, dos aliados mais influentes do grupo Coutinho, os quais adotam uma postura de discrição. E, se conversam com os governistas, essa conversa só se dá em ambientes restritos. Ou seja, talvez, no máximo, setores oposicionistas locais podem "aliviar" para o governo local em 2019, numa tática de recuo enquanto se preparam para o próximo embate municipal, ainda distante no horizonte. 

Por outro lado, há sinais de um movimento na direção da formação de um grupo politico independente na região. Quando se fala em "independência", frise-se que a pretensa formação desse bloco politico-partidário seria ancorada em agentes que não se identificam com o governo nem com os tradicionais opositores do Palácio da Cidade. 

Na verdade, essa é uma velha formula sempre tentada na Princesa do Sertão por segmentos locais que não transitam bem nem na situação nem na oposição tradicional, mas que nunca foi posta em pratica com sucesso. 

Gonzo 

Onda - Desafetos do governo tiram onda nas redes sociais com o fato do prefeito Fábio Gentil ter participado da retirada do mastro de São Sebastião, carregando ele próprio, junto com outros manifestantes, o tronco de arvore a ser fincado no Largo de São Sebastião. Aliados palacianos dizem que antes de ser prefeito, Fábio Gentil já fazia isso. Os rivais negam, dizendo que nunca o tinham visto fazer isso!!!
Mesma trincheira - Continuam as especulações sobre a situação do vereador Magno Magalhães no bloco dos aliados do governo no Legislativo. Como Magno andou espalhando que não mais faria parte do bloco palaciano e que o provável seria a sua integração à base aliada do deputado Adelmo Soares, a proximidade de AS a FG tornou mais confuso, pois uma aliança de Soares com o Palácio da Cidade significa na pratica, a manutenção de Magalhães na mesma trincheira governista!!

Candidato ? -  Já tem gente fazendo ironias com o fato de Manoel Veloso ter trocado de foto em seu Facebook...Na atualização da foto da capa de sua rede, por sinal, o juiz ficou com cara de candidato!!!