sexta-feira, 26 de abril de 2019

Na disputa por audiência, Análio Junior mantém Cidade Alerta entre os programas mais assistidos na TV caxiense


A disputa por audiência na TV caxiense está cada vez mais acirrada. Enquanto algumas emissoras promovem alterações em suas grades e contratam novos profissionais para se manterem na dianteira, outras, se reinventam e mesmo sem grandes investimentos já estão incomodando a concorrência.

É o caso da TV Cidade Caxias, canal 5, afiliada da Record TV, com apenas dois programas jornalísticos na sua grade local, a emissora vem alcançando pontos importantes na busca pelo público. O Balanço Geral, que vai ao ar ao meio-dia, na apresentação do apresentador Igor Carvalho e o destaque da tarde fica por conta do Cidade Alerta MA, a partir das 18h na apresentação de Análio Junior. 

Para se ter noção da disputa por audiência na TV em Caxias, é preciso lembrar que desde que deixou de produzir programas locais em 2017 e passou a retransmitir toda a programação vinda de São Luís, a Mirante Cocais sofreu um baque na audiência, quando se trata de jornalísticos produzidos e exibidos na região.

Uma das mais tradicionais emissoras locais, a Band Caxias, 13, também ganhou pontos na disputa pela audiência, com alguns investimentos feitos em equipamentos e profissionais e hoje briga por uma boa posição no horário nobre.

Não muito distante dali, em termos referenciais, a TV Sinal Verde Difusora (SBT) 11, em menos de dois anos tanto mudou de nomenclatura (Difusora, depois Sinal Verde e agora unificou os dois), quanto de proprietários. A emissora, usada como ferramenta midiático pela família Coutinho, perdeu um pouco de espaço em relação as outras emissoras.  

Após a morte do seu fundador, o saudoso deputado Humberto Coutinho, a emissora, incluindo TV e Rádio foi vendida para um grupo de empresários, entre eles o atual senador Weverton Rocha (PDT). 

Por questões capitalistas, a emissora vem enfrentando crise financeira, o que levou à direção a dispensar alguns profissionais e reduzir a quantidade de programas locais, o que resultou consequentemente na queda da audiência.

A mais nova emissora de TV local, TV Guanaré, afiliada da Record News e prestes a migrar para a Rede TV, absorveu em seus quadros, quase que a totalidade dos profissionais que já passaram pelas outras emissoras locais. 

Sendo ela, a TV caxiense com maior número de programa locais, não seria diferente em está lutando para liderar no horário das 12 às 14h mas tem tido uma certa instabilidade devido as constantes trocas de apresentadores.

No entanto, no período vespertino e noturno, mesmo com alguns programas no mesmo horário em alguns canais locais, a TV Cidade Caxias cresceu nos últimos meses. 

Ancorado pelo jornalista Análio Júnior, com passagens por quase todas elas e TV’s de outras cidades, o Cidade Alerta Maranhão vem disputando na frente com a concorrente Guanaré.

Com um conteúdo variado, centrado nas notícias políticas e policiais, o programa recebe durante sua exibição centenas de likes e comentários pelas redes sociais, pelas quais é retransmitido fora as participações dos telespectadores via ligação direta.

E para os próximos meses, a direção da emissora pretende investir em equipamentos para se manter na liderança do horário.

“Tudo isso é graças à perseverança, confiança da direção, o respeito com as famílias caxienses e principalmente a benção de Deus e vamos buscar manter a liderança”, enfatiza o apresentador Análio Jr.