sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Livro vai destacar personagens que deram nomes às ruas de Caxias 


O arquiteto e urbanista Ezíquio Barros Neto (foto acima) desenvolve trabalho de pesquisa, a fim de publicar em livro o resgate da vida de cidadãos e cidadãs que se imortalizaram com o nome de uma rua na cidade de Caxias (MA). Uma iniciativa que estimula a valorização da memória e do Patrimônio Cultural do município.

A necessidade de se cultuar esta memória é também um dos sintomas de uma cidade em transformação e que, no entendimento de Ezíquio Neto, perde as suas referências históricas sendo, portanto, necessário marcá-las. Isto devido ainda ao fato do processo de aceleração da urbanização da cidade, como consequência do crescimento populacional. Bem como devido às sucessivas substituições de nomes de ruas e becos da cidade.

Além disso, muitos dos personagens que têm seus nomes estampados nas placas são tão pouco conhecidos do grande público, viraram ilustres anônimos e estão à sombra de um logradouro. E, dessa forma, acabam tendo sua memória relegada.

"Estamos na segunda fase do trabalho. No primeiro momento fizemos pesquisas junto a arquivos públicos do município, jornais locais e também nas breves biografias que acompanham, geralmente, os projetos de lei que nomeiam as ruas.", ressalta o autor.

Em busca de referências anteriores e populares de mais de mil ruas da cidade, Ezíquio parte agora indo aos bairros, conversar com a população, principalmente com pessoas que possam contribuir com a pesquisa. "Para uma descoberta de curiosidades e histórias dos logradouros, na vida cotidiana da população", destaca ele. 

Anuncia ainda o autor, que irá proferir palestras em escolas e faculdades na cidade, ampliando a participação popular. Que poderá também opinar e dar testemunhos, via internet, no endereço eletrônico www.facebook.com/pelasruasdecaxias.

A obra certamente representará ainda motivo de saudosas recordações para uns e de grandes descobertas para outros. E, inicialmente traz como pré-título "Por Ruas e Becos de Caxias". Sendo, também, mais uma homenagem à cidade que em 2019 completa 183 anos em que sua área fora elevada a categoria de cidade. 

O lançamento do livro deve ocorrer até o final deste ano, provavelmente no mês de novembro. A obra tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Armazém Rio Piranhas, com apoio da Academia Caxiense de Letras (ACL).

Faz parte também integrante do trabalho, uma equipe de pesquisadores, formada por membros da ACL, composta por Renato Meneses, Wybson Carvalho e Jotônio Viana; além do historiador Isaac Souza e o fotógrafo David Sousa.

AUTOR
Ezíquio Barros Neto, caxiense, é considerado atualmente referência em história de Caxias (MA). Começou a se dedicar a assuntos relacionados à cidade ainda adolescente. Desde então, foi se firmando como um dos principais pesquisadores sobre o município, sua arquitetura, urbanismo e patrimônio histórico, além de fonte de consulta para estudantes e interessados em conhecer mais sobre a cidade. Arquiteto por formação; é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC) e da Academia Caxiense de Letras (CL).