quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Dra Cleide Coutinho solicita implantação de "Patrulha Maria da Penha em Caxias" 


Por conta da passagem do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, comemorado segunda-feira (25), a deputada estadual Cleide Coutinho (PDT) anunciou que apresentou indicação pedindo que seja levada a “Patrulha Maria da Penha” para o município de Caxias, devido à grande incidência de casos de violência contra a mulher registrados na cidade.  A indicação é endereçada ao governador Flávio Dino (PCdoB) e à secretária estadual da Mulher, Ana Mendonça.
“Nós sabemos o quanto precisamos de ajuda, de apoio e, sobretudo, de lei. E a Patrulha Maria da Penha, que já existe em Imperatriz e São Luís, seria muito útil se fosse implementada também em Caxias, porque os índices de violência contra a mulher no município são muito altos”, afirmou.
A deputada lembrou que há dois anos uma escrivã foi assassinada na Delegacia da Mulher, enquanto o assassino prestava depoimento. “Temos que lembrar que ele estava algemado. Então, o homem mau não tem limites. Por isso, que eu estou solicitando ao governador, porque é muito necessário, assim como também uma viatura para dar suporte a esse trabalho”, disse a parlamentar.
Cleide Coutinho informou, ainda, que em 2018 foram registrados 45 homicídios de mulheres, no Estado, e já foram 47 casos, este ano. Segundo ela, seis mil mulheres já foram atendidas pela Patrulha Maria da Penha. “Eu quero abraçar, com muito respeito, a Coronel Augusta, que tem comandado essa Patrulha com muita determinação, força e carinho”, disse.
A parlamentar pediu, ainda, através de outra indicação, uma ambulância, ao secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e ao governador, para o 2º BPM de Caxias. Cleide Coutinho contou que conversou com o comandante do 2º BPM, Coronel Márcio Silva, e ficou sabendo que só três cidades têm serviço médico.
“Eu estou pedindo que, em Caxias, seja instalada uma ala construída para atendimento médico. Só tem serviço médico para atender os policiais em Caxias, Imperatriz e em São Luís. Gostaria muito que lá houvesse uma ambulância, porque há casos que não podem depender do serviço municipal, que é insuficiente.”, explicou.
Por fim, a deputada revelou que Caxias tem 368 policiais na ativa,atendendo também Aldeias Altas, Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar e São João do Sóter. 
“Então, no Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, eu quero, mais uma vez, como mulher, mãe e política, pedir que em Caxias e em outras cidades haja um atendimento pleno, real e efetivo de segurança nessa área”, concluiu.
Agencia Assembléia