quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Manutenção correta da rede elétrica evita chances de curto-circuito em casa  

A Equatorial Maranhão alerta a população sobre os principais sinais que
anunciam problemas nas instalações elétricas internas 
A eletricidade é algo fundamental para realizar as atividades do dia a dia, mas é preciso usá-la com segurança. Alguns hábitos errados são comuns e muito perigosos, como o uso permanente de benjamins, os tradicionais “T´s”. Essa prática aumenta as chances de curtos-circuitos envolvendo a rede de energia elétrica e coloca em risco à vida de todos moradores da residência. Para prevenir acidentes, a Equatorial Maranhão dá dicas de prevenção e faz um importante alerta sobre os principais sinais que anunciam instalações elétricas com defeitos.
O curto-circuito é uma alta passagem de corrente elétrica, que gera tensão no sistema. Essa falha faz com que os aparelhos conectados às tomadas parem de funcionar ou até mesmo queimem. Rogério Farias, Técnico de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão, ressalta que toda instalação elétrica tem sua vida útil e precisa passar por revisão a cada cinco anos. “É fundamental contratar um eletricista qualificado para identificar possíveis pontos de melhorias na instalação. Fazer essa análise evita danos elétricos, aumento no consumo de energia e curto-circuito nos pontos de conexão entre os fios de energia nas residências e comércios”, explica o técnico.
Apesar de não estarem no campo de visão, é necessário ficar atento aos fios elétricos na parte interna das paredes. São atitudes simples no dia a dia que contribuem significativamente para um ambiente familiar mais seguro. Rogério ainda frisa que não se deve usar fios desencapados ou em péssimo estado de conservação. “É preciso garantir que a instalação elétrica esteja devidamente aterrada e em perfeito funcionamento, que todas as tomadas dos equipamentos eletrônicos estejam protegidas e adequadas para uso, assim como não é ideal fazer vários pontos de emendas nos fios de energia dentro de casa”, alerta.
Para maior segurança, não é recomendado instalar tomadas próximas de locais com água, cortinas e tapetes. Em caso de viagem, retirar todos os equipamentos da tomada ou mesmo desligar a rede elétrica. Com eletricidade não se brinca, por isso a melhor dica é ficar atento aos sinais. “O cheiro constante de algo queimado, sem saber de onde vem, tomadas que parecem estar queimadas, lâmpadas trocadas com muita frequência, queda do sistema elétrico sem causa aparente e, especialmente, se notar que foi apenas em sua residência, são alguns sinais de alerta. Nesses casos, deve-se chamar uma pessoa apta para resolver o problema”, orienta Rogério.
A Equatorial Maranhão reforça que esses cuidados devem ser seguidos durante todo o ano para garantia de um ambiente familiar mais seguro e livre de acidentes.
Ascom/Equatorial Maranhão