terça-feira, 5 de novembro de 2019

Mirante da Balaiada, uma obra de quem pensa grande


*Teodulo Aragão

O Mirante da Balaiada, inaugurado em abril de 2018 tornou-se um símbolo de nossa cidade e um dos cartões postais mais bonitos do Maranhão. Mais um reconhecimento vem agora, com a inclusão do Mirante da Balaiada entre as dez melhores iniciativas de destaque no Prêmio Nacional do Turismo. É o Brasil olhando para a cidade de Caxias, nossa Princesa do Sertão, incrustada no interior do Maranhão. Lugar fácil de passar despercebido nos grandes centros.

A iniciativa de construir um monumento do porte do Mirante da Balaiada é fruto de uma mente que não é pequena. O sentimento de estar no interior do Maranhão não pode apequenar o feitos do gestor sob risco de nos acanharmos ainda mais e nunca crescermos. Fábio Gentil pensou grande, para além dos limites do município, para depois das divisas do estado. O cabeludo fez um monumento para os caxienses se orgulharem exatamente porque é uma construção que faria bonito em qualquer lugar do Brasil. Isso é pensar grande!

É de se concluir, com esse feito de concorrer entre as dez melhores iniciativas de turismo no Brasil, que Fábio Gentil também se pôs acima das disputas políticas bairristas. Não se limitou a fazer uma pequena obra eleitoreira, que durasse somente o suficiente para se reeleger ou que apenas impressionasse as pessoas simples que pouco viram além do que Caxias sempre ofereceu. Não. Fábio pensou em criar algo que fizesse nossa cidade ser percebida no Brasil inteiro. Que chamasse a atenção de gente de fora para nossas belezas, nossa cultura, nosso potencial.

Quando uma cidade entra no radar dos grandes centros fica mais fácil atrair investimentos, empreendedores que geram emprego e oportunidades despertam para a região, o dinheiro circula mais. Tudo isso faz a vida melhorar. E o gestor responsável, capaz de grandes feitos e que não pensa pequeno é o grande avalista para que investidores decidam arriscar seu capital por aqui.

Caxias escolheu bem quando elegeu Fábio Gentil. Optou por pensar grande junto com um prefeito que leva a sério sua missão de administrar Caxias e torná-la grande outra vez no cenário de nosso Brasil.

*Teodulo Aragão é servidor publico concursado da Prefeitura Municipal de Caxias