terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Timbiras: Mais Cirurgias avança com atendimento pediátrico 


Trinta e sete crianças da Regional de Saúde de Codó foram operadas neste fim de semana no Hospital Regional de Timbiras. A ação integra o Mais Cirurgias, programa lançado pelo Governo do Estado para aumentar o número de cirurgias eletivas e reduzir o tempo de espera por este procedimento nos hospitais da rede estadual.

Os pacientes tinham idades entre três meses e 12 anos e eram oriundos dos municípios de Timbiras, Codó e Lago da Pedra. Dentre os procedimentos realizados, cirurgias de fimose, hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais, freio lingual e mucocele, dentre outros.
Para o diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras, Sansão Pinheiro, a ação consegue dar celeridade aos pacientes da região“Conseguimos, através do mutirão, tirar 37 crianças da fila de espera por procedimentos. Devolvemos qualidade de vida aos pacientes e já abrimos espaço para novos pacientes”, destacou.
Entre os pais, o sentimento era de alívio e gratidão. “Agradeço a Deus, ao governador e ao secretário de saúde que estão proporcionando, não só para mim, mas para outras mães e pais o mutirão. Só quem é pai e mãe sabe o valor de ver seu filho saudável”, comentou Antônia da Silva.
O Hospital Regional de Timbiras é um dos 12 hospitais que integram o Programa Mais Cirurgias, cuja meta é realizar 70 mil procedimentos até dezembro. A unidade é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) e atende especialidades de ginecologia, obstetrícia, plástica reparadora, pediatria, urologia, vascular, videolaparoscopia e cirurgias gerais. Faz ainda atendimento ambulatorial em clínica médica, pediatria, obstetrícia e ginecologia.
Ascom