domingo, 9 de fevereiro de 2020

Carnaval 2020 - reunião traça estratégias para garantir a segurança dos foliões


A reunião de preparação das estratégias de segurança para o “Carnaval que a gente quer” está acontecendo. A articulação entre todos os órgãos da administração pública – secretarias municipais de Cultura, Segurança e Transporte, Polícias Militar e Civil, Bombeiros Militar e Civil, Segurança Particular (GAF), Conselho Comunitário pela Paz e Polícia Rodoviária Federal (PRF) – está sendo realizada para garantir a segurança do folião. O “Carnaval que a gente quer” começa no dia 21 e segue até o dia 25 de fevereiro.

“A gente está sempre preocupado com a prevenção e trabalha em parceria com os outros órgãos. É o segundo ano que estamos presentes e esperamos que sejam como o ano passado, que o Carnaval seja com muita tranquilidade”, reforça Zacarias, responsável técnico do Corpo de Bombeiros Civil.
“A segurança privada vai estar com 100 homens no período carnavalesco, no Brejinho terão 20 homens. Nós agradecemos ao prefeito Fábio Gentil por esta preocupação com a segurança das pessoas que vão brincar o Carnaval”, afirma Messias Sousa, coordenador do GAF.
A PRF tem esse objetivo de trabalhar a segurança pública, e ficamos contentes em compor este grupo para trabalhar a segurança durante o Carnaval, mas para também trabalhar a segurança para o restante do ano”, lembra Almeida Neto, chefe da PRF/Caxias.
“O Corpo de Bombeiros vai atuar em todos os eventos durante o Carnaval. Lembrando que todos os locais devem ter um parecer do Corpo de Bombeiros para funcionar”, afirma o tenente Leandro.
Esta é a segunda reunião realizada. Além da segurança interna e externa do evento, no circuito oficial em Caxias e na zona rural, a venda de bebidas em garrafas, a condução de veículos sob efeito de álcool e a presença de crianças no evento à noite foram objeto das discussões. Além disso, o horário de início e término dos eventos está sendo negociado. Na próxima reunião, todas as decisões devem estar consolidadas para a divulgação para a sociedade.
“As forças de segurança, todos os órgãos, traçam estratégias de ação. Nos anos passados tivemos carnavais tranquilos e esperamos que a paz possa reinar mais uma vez este ano e que tenhamos um Carnaval tranquilo”, ressalta Jair Lima Paiva, delegado regional.
“Falta alinhar apenas algumas questões de efetivo, mas já está praticamente tudo organizado. O objetivo das forças de segurança é manter a tranquilidade nesse Carnaval”, frisa Major Soares Júnior, subcomandante do 2º Batalhão da PM.
“Estamos trabalhando a Operação Duas Rodas com o trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar. A gente deve ter operações antes e durante o Carnaval para dar esta sensação de segurança para os brincantes. A gente sabe que nem todas as cidades da região vão realizar Carnaval e Caxias será o foco de atrações, então é mais uma preocupação com esta demanda que vem a Caxias”, afirma Sargento Mesquita, secretário de Segurança.
as informações são da Prefeitura de Caxias