terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Obra do jornalista Vitor Gonçalves Neto volta aos palcos com o coletivo Piauhy Estúdio das Artes 


O Piauhy Estúdio das Artes, grupo de teatro de Teresina (PI),volta aos palcos neste início de ano, para mais uma temporada com o espetáculo “FOGO”. Uma livre adaptação do conto homônimo do jornalista Vitor Gonçalves Neto, piauiense que se dedicou por mais de trinta anos ao jornalismo em Caxias (MA).A peça será apresentada nos dias 6 e 7 de fevereiro, na Galeria do Clube dos Diários, em Teresina.
O espetáculo teatral retrata os incêndios criminosos nas habitações de palha da cidade de Teresina na década de 40, sob a ótica da personagem Lucinha (Érica Anunciação) e dos narradores – personagens (Carlos Aguiar, Walba Soares eSilmara Silva), que relatam a luta pela sobrevivência em uma cidade devastada pelo fogo e pela opressão. Com a construção dramatúrgica do diretor Adriano Abreu.
O Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, a partir de 2010, procurou universalizar a temática através de pesquisas e investigações cênicas, que consumiram três anos para concretização do espetáculo. Tendo então sido levado aos palcos para a primeira temporada em 2013.

O resultado é um produto cultural que resgata de forma estética, conceitual, social e emocional essa fase da história de Teresina, colocando em evidencia um dos fatos mais brutais da historiografia brasileira, como também, reflete sobre a importância mítica do fogo. O trabalho foi considerado, pelo público e pela crítica piauiense, como um marco histórico do teatro local em virtude da inovação e qualidade apresentada, ganhando os prêmios de melhor espetáculo, direção, iluminação, atriz revelação, cenário e sonoplastia no Troféu os Melhores do Teatro Piauiense. No ano de 2014 foi selecionado entre sessenta propostas de todo Nordeste brasileiro para participar da 21ª Mostra Nordestina de Teatro de Guaramiranga (CE), um dos mais respeitados eventos do Teatro Brasileiro.

Para o diretor do espetáculo Adriano Abreu, “FOGO representa uma oportunidade de entrar em contato com um momento histórico da cidade de Teresina, que tem sido empurrado para debaixo do tapete, de forma dissimulada e proposital, por boa parte da intelectualidade local, e o conto de Vítor Gonçalves Neto, que serviu de base para o espetáculo do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, resgata de forma contundente, tomando partido dos oprimidos e apontando os motivos de toda aquela tragédia que envergonha o nosso passado recente. Além do que, conseguimos realizar um ato teatral de enorme intensidade que de certa forma veio de encontro as atuais necessidades do Teatro Brasileiro de Expressão Piauiense”.
O espetáculo FOGO, com nova roupagem e integrantes do grupo Coletivo Piauhy Estúdio das Artes, nesta temporada de 2020, é patrocinado pela Lei Arimateia Tito Filho – FCMC e Prefeitura Municipal de Teresina, com apoio do Theatro 4 de Setembro.E será apresentado dias 6 e 7 (quinta e sexta-feira) de fevereiro, na Galeria Nonato Oliveira no Clube dos Diários, no Centro de Teresina, sempre às 20h, com os ingressos limitados, que custam R$ 10,00 (meia entrada) e R$ 20,00 (inteira).
COLETÂNEA DE CONTOS 

O conto FOGO, de autoria de Vitor Gonçalves Neto, também foi reeditado em nova coletânea da literatura piauiense, deste ano de 2020,  intitulada CAÇUÁ. A obra foi organizada por Cineas Santos e Adriano Lobão Aragão.
É uma coletânea de contos de 44 autores piauienses, de meados do século XX até os dias atuais. E foi lançada em Teresina (PI), na sede da Oficina da Palavra, no dia 20 de dezembro de 2019.