quarta-feira, 10 de junho de 2020

Edílson Martins quer comissão especial para inspecionar rede de saúde de Caxias


Demonstrando perplexidade, o vereador Edílson Martins (PSC), da bancada da oposição, declarou na sessão remota realizada segunda-feira (8) que, mesmo com todos os erros que estão sendo feitos, fatos verídicos, a situação não quer mostrar o que está acontecendo nessa época de grave pandemia em Caxias. Martins pediu que a Câmara Municipal constitua uma Comissão Especial, a fim de que todos saibam como está o funcionamento da rede de saúde do município, especialmente os 38 leitos (13 de UTI) reservados para tratar pacientes da Covid-19.
Na opinião do vereador, não há protocolo nenhum contra a pandemia, mas muita mídia. Segundo ele, o povo está numa situação tão agravante, que não está esperando nem pela Câmara Municipal, mas denunciando abertamente por todos os meios de comunicação e redes sociais.
Para Edílson Martins, a eleição está se aproximando e os vereadores estão sendo cobrados nas ruas e, mesmo fazendo muito, ninguém cobra do prefeito, e assim as pessoas passaram a acreditar no que aproveitadores estão fazendo. Ele admitiu, por exemplo, que os casos da pandemia estão aparecendo porque os vereadores estão parados e devem assumir atitudes de membros de um poder independente.
"Na UPA, onde verificamos que há um esgoto a céu aberto que espanta quem chega por lá, sabemos que há caso de médica com cinco dias de plantão. É pessoa que trabalha estressada, cansada. Quantas famílias estão destroçadas depois de 15 mortes. O que dizer para os membros da família Torres, que perderam o pai e dois filhos. Pergunto ao prefeito: Ele combate o coronavírus, ou combate o povo de Caxias", ironizou.
O vereador oposicionista rogou a Deus pela saúde do deputado estadual Zé Gentil, pai do prefeito, que está internado por Covid-19 numa UTI de Teresina. E ironizou de novo: "Mas dispenso a gentileza do prefeito querer dar a vaga do seu pai em Caxias para o povo. Pela votação que teve, ele tinha que oferecer muito mais à nossa população. E se o deputado foi para outra cidade, foi porque não acreditou no que o filho estava dizendo em relação à Saúde de Caxias".
Martins assegurou que os desmandos são muitos nessa pandemia. Como resultado disso, ele enfatizou a situação de vacinação seletiva contra a gripe H1N1 na Secretaria Municipal de Educação. Depois lembrou que a ex-secretária de saúde não se desculpou com o povo caxiense, mas ganhou uma assessoria na Secretaria Municipal de Governo.
Ascom/CMC