quinta-feira, 4 de junho de 2020

"Recebi um ótimo tratamento", relata paciente recuperado da Covid-19 no Hospital Macrorregional de Caxias 

Erivélton Viana recebeu alta na segunda-feira, dia 1º 
“Eu recebi um ótimo tratamento. Mesmo com o misto de sentimentos por causa do cuidado extremo e necessário com o vírus, os profissionais de lá me passavam calma”. Foi o que disse o paciente Erivelton Cardoso Viana, de 28 anos, após ter alta médica do Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, na segunda-feira (1), em razão da infecção pelo coronavírus. A unidade conta com 23 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 e já deu alta a outros três pacientes, além de Erivelton.  

“Com o avanço do coronavírus da Grande Ilha para o interior, foi de suma importância termos elaborado um plano de contingência logo no início da pandemia. Se hoje podemos usufruir de uma estrutura com mais de 1.600 leitos em todo o estado, é por causa da contínua preocupação em trabalhar para o bem-estar das pessoas. Além da ampliação no número de leitos, para salvar vidas o Governo também investe em profissionais capacitados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Erivelton recebeu o diagnóstico no último dia 28 de maio, via teste sorológico que apresentou reagente para IgM, indicando uma infecção recente. Natural do município de Matões, ele precisou ser transferido para o Hospital Macrorregional de Caxias em decorrência da sua dificuldade respiratória e também por precaução, caso apresentasse agravo. 

O paciente acrescentou dizendo que o único sintoma foi falta de ar moderada. “Não conseguia dormir, acordava sem ar. Às vezes respirava só pela boca e ainda com dificuldade”. Erivelton afirmou ainda que continuará seguindo as recomendações médicas para, em breve, estar com a saúde plena novamente. “Ainda sinto uma leve pressão no peito, mas tenho fé que este vírus vai sucumbir”, asseverou. 

Jorgilia Reis Cantanhede, de 82 anos 
Quem também se recuperou do Covid-19 em Caxias foi a dona Jorgília Reis Cantanhede, de 82 anos, natural de Bacabal. Segundo o neto dela, Maurício Conceição, de 21 anos, com a alta médica a apreensão deu lugar à alegria. “Ela recebeu diagnóstico no dia 23 de maio, e dois dias depois foi transferida para Caxias por causa da constante falta de ar. Quando chegamos em casa, a família e os vizinhos a receberam com festa. Eu fiquei muito feliz e agradeço a Deus pela recuperação da minha avó”, declarou. 

De acordo com o diretor geral do hospital, Jefferson Coutinho, dos 23 leitos exclusivos para enfrentamento do Coronavírus, 13 são de enfermaria e 10 de UTI. “Fizemos o treinamento de pessoal, além de novas contratações. Tudo isso para oferecermos uma boa assistência e estrutura adequada destinada ao tratamento de pacientes com perfil de média e alta complexidade”, comentou. 

Também foram inseridos na equipe multiprofissional 50 novos técnicos de enfermagem, 10 enfermeiros, 12 fisioterapeutas, 2 maqueiros, além de 4 profissionais de limpeza. Além disso, foi criado um novo fluxo de entrada e saída para as ambulâncias, tudo para resguardar os demais pacientes internados em tratamento contra outras enfermidades. A estrutura começou a receber pacientes infectados no dia 24 de maio, quando se tornou referência para os municípios da região.

SECOM/MA