domingo, 16 de agosto de 2020

Presidente da Câmara tem recepção calorosa ao participar de inaugurações em Nazaré do Bruno 


O presidente da Câmara Municipal de Caxias e vice-prefeito, vereador Catulé (Republicanos), foi alvo de manifestações calorosas e de agradecimento no povoado Nazaré do Bruno, no final da tarde desta sexta-feira,14, ao participar, na companhia do prefeito Fábio Gentil (Republicanos), das inaugurações da praça Zuca Leite, com internet gratuita, e da nova iluminação em “led” instalada nas ruas da comunidade pelo governo do município.


Os investimentos recém-introduzidos em Nazaré do Bruno foram da iniciativa do presidente da Câmara, dando sequência ao conjunto melhorias reivindicadas por ele nos últimos quatro anos, como calçamento e recapeamento de ruas, a recuperação do mercado, de estradas vicinais e do ginásio de esportes, a construção do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), a recuperação e ampliação do Posto de Saúde, a recuperação de escolas, e a instalação de um escritório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), dentre outras realizações introduzidas na maior e mais importante povoação da zona rural caxiense.


Durante a solenidade de inauguração da moderna praça dotada de aparelhos para a prática de ginástica ao ar livre, em meio a fogos de artifício, centenas de pessoas e autoridades, o vereador foi distinguido com palavras de agradecimento pelos familiares do empresário Zuca Leite, já falecido, sensibilizados pela lembrança do nome do comerciante nazareno para o logradouro público. 


Um dos oradores, o pastor Fábio Leite, neto do homenageado, na presença da avó, dona Alice Leite, enfatizou, na ocasião, que aquele era um dia abençoado, e que o vereador Catulé não fazia ideia do efeito  que a sua propositura tinha para a família Leite e para todas as famílias de Nazaré do Bruno, evidenciando a memória de um homem bom que deixou história,  foi hábil comerciante e pioneiro no empreendimento do turismo na região. Para o pastor, mais que um memorial, um espaço de embelezamento e turístico, a moderna praça servirá para as reuniões das famílias nazarenas. Agenor Leite, filho de Zuca Leite, pediu que a comunidade  valorizasse e cuidasse bem do empreendimento que o jovem prefeito e o vereador Catulé estavam lhe proporcionando. 


Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara revelou que a indicação do nome de Zuca Leite foi a única maneira que encontrou para homenagear dignamente Nazaré do Bruno, que agora se transformou na capital do segundo distrito caxiense, após duas décadas do trabalho que se orgulhava de estar fazendo na localidade, transformando para melhor as escolas, o posto de saúde, o ginásio de esportes, o mercado, construído na época do prefeito Dr. Marcelo Assunção, que há décadas não passava por uma revitalização. “Há 20 anos, senti que alguma coisa me atraía para este lugar. Tanto que aqui construí a minha casa para morar, e hoje sei que também sou um nazareno como todos vocês”, destacou.


O vereador lembrou das muitas dificuldades que presenciou em Nazaré do Bruno. Citou o problema da energia elétrica, quando a antiga Cemar oferecia uma energia que não tinha força suficiente para o cidadão, a dona de casa, fazer funcionar dois eletrodomésticos ao mesmo tempo em suas casas. E observou que em função do seu esforço e determinação, muita luta, primeiro veio uma subestação, e agora assiste-se à mudança dos postes da rede elétrica e toda a região tem uma energia de qualidade. “Tudo porque nós entendíamos, e continuamos entendo, que esta á a função do homem público. E como homem público, vi que era inadmissível que as pessoas do lugar, principalmente os jovens e as crianças, ainda não tivessem um logradouro público moderno para se exercitarem, um local para interagirem, um local apropriado para trocarem ideias”, frisou, ao enfatizar que, como homem público, tinha que fazer alguma coisa para mudar a situação, e daí surgiu a idéia que estava se materializando agora, graças ao apoio do prefeito Fábio Gentil.


Catulé ressaltou que ao pensar na denominação da praça, primeiro imaginou que ficaria bem se homenageasse pessoas da esfera política que trabalharam pelo lugar. Depois, sentiu que ficaria muito melhor se a homenagem viesse a ser dada ao próprio povo do povoado, a uma pessoa boa e reconhecida por todos, um nazareno autêntico e trabalhador, a exemplo do que foi o empresário Zuca Leite.


Ao encerrar suas palavras, o presidente do legislativo caxiense revelou que todo o trabalho que vem sendo feito em Nazaré do Bruno é resultado de uma parceria feliz com o prefeito Fábio Gentil. Depois,  anunciou para o público que já havia feito mais duas reivindicações ao prefeito para o povoado. Uma delas, que o prefeito lhe dê um quilômetro de asfalto para melhorar o trânsito nas ruas. A outra, que construa um cemitério dedicado a Santo Antônio, para que os habitantes da localidade honrem seus mortos com dignidade.