segunda-feira, 19 de julho de 2021

Maranhão recebe mais de 130 mil doses de vacinas AstraZeneca 

O Maranhão recebeu, na madrugada da ultima sexta-feira (16), mais 131.250 doses de vacinas AstraZeneca para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 no estado. As doses têm como público-alvo pessoas de 59 a 55 anos, faixa etária que pode ser reduzida de acordo com o avanço da vacinação em cada município.

Os imunizantes foram encaminhados para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI-MA), estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsável pela separação e envio aos municípios maranhenses. As doses da AstraZeneca começam a ser enviadas ainda neste fim de semana aos municípios.

“Estamos nos aproximando da faixa de 60% da população que já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Com isso, através do suporte técnico que temos dispensado, esperamos acelerar o processo de imunização, beneficiando todos os maranhenses”, destacou o secretário adjunto de Articulação Institucional da SES, Tiago Fernandes.

A distribuição das doses deverá começar neste fim de semana com os municípios da Grande Ilha e, a partir de segunda-feira, para as demais cidades maranhenses. A dispensação obedecerá às orientações previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, respeitando a faixa etária, cabendo aos municípios, de acordo com programação própria, estabelecerem estratégias que alcancem o máximo de pessoas possível.

Para além das orientações sobre o público-alvo, em informe técnico aos estados, o Ministério da Saúde segue recomendando a manutenção das medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus, tais como: uso de máscara, distanciamento social; uso da etiqueta respiratória; e higienização das mãos, dos objetos de uso pessoal e comercializados, dentre outros.

Com a nova remessa, o Maranhão já recebeu 4.403.630 doses de vacinas, sendo 1.324.940 doses da CoronaVac, 2.533.350 doses da AstraZeneca, 435.240 doses da Pfizer e 110.100 doses da Janssen.