segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Chega a 779 o numero de famílias afetadas pelas chuvas no Maranhão  

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informou, em nota atualizada nesta segunda-feira (10), que já somam 779 famílias atingidas pelas fortes chuvas no estado. Até o momento, as cidades de Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano e Formosa da Serra Negra decretaram situação de emergência. Equipes atuam no resgate e transporte de pessoas isoladas pelas águas, além da distribuição de alimentos e medicamentos.

Em Imperatriz, 244 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. O nível do rio Tocantins continua subindo e chegou à marca de 9,60 metros. Em Mirador, o rio Itapecuru apresenta tendência de baixa, mas ainda acumula grande volume, com nível de 4,78 metros.

Em Trizidela do Vale e Pedreiras, o nível do rio Mearim encontra-se próximo da cota de inundação e as cidades permanecem em alerta. Famílias que vivem nos locais de maior risco foram retiradas e serão levadas para abrigos públicos.

Todo período chuvoso as populações destas cidades sofrem com os prejuízos e enchentes. O problema é conhecido das gestões e deve ser atenuado com medidas preventivas, que evitem as perdas e os desalojamentos. Uma ação que deve ser periódica, considerando que todo ano as chuvas castigam nestas áreas.