terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Deputado Adelmo Soares pede anulação da eleição da CCJ da AL/MA 

O clima segue quente na Assembleia Legislativa do Maranhão. Depois de 23 deputados assinarem um Requerimento pedindo a nulidade da composição dos Blocos Parlamentares, foi a vez do deputado Adelmo Soares (PCdoB) solicitar a anulação da eleição da presidência da Comissão de Constituição de Justiça da Casa.

O novo presidente da CCJ foi o deputado Márcio Honaiser (PDT), mas Adelmo Soares, que era o presidente da CCJ no ano passado, alega que o Regimento Interno da AL prevê que caberia ao ex-presidente comandar a reunião que elegeria o novo presidente, o que segundo Adelmo não aconteceu.

Diante dessa situação, Adelmo Soares apresentou um Requerimento junto a Mesa Diretora solicitando um nova eleição na CCJ. O Requerimento, assim como o apresentado pelos 23 deputados estaduais, ainda não foi apreciado.

Apesar disso, o grupo do vice-governador Carlos Brandão (PSB) já consegui reverter o quadro na CCJ, que anteriormente tinha a maioria dos membros ligados ao grupo do senador Weverton Rocha (PDT).

O Diário Suplementar da AL apresentou a nova composição da CCJ, com quatro deputados ligados a Brandão – Fábio Braga (Solidariedade), Zé Inácio (PT), Adelmo Soares e Adriano Sarney (PV) – e três ligados a Weverton – Márcio Honaiser, Ricardo Rios (PDT) e Wendel Lages (PMN).

Agora a disputa é para saber se teremos mudança ou não no comando da CCJ, mas até essa definição a tendência é que o clima siga tenso e até mesmo sem a realização de sessões na principal comissão do parlamento maranhense.

É aguardar e conferir.

Blog do Jorge Aragão