quarta-feira, 6 de abril de 2022

Prefeitura de Caxias expede orientações quanto ao uso correto da ciclofaixa 

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Transportes, expediu algumas orientações quanto ao uso da ciclofaixa, na Avenida Senador Alexandre Costa, que foi concluída no início desta semana.

É importante lembrar que a ciclofaixa é de uso exclusivo dos ciclistas, e que estão proibidos andar na contramão. Além do mais, devem parar quando houver algum retorno. Já os motoristas devem ter atenção redobrada ao mudarem de faixa e também observar a velocidade permitida, que é de até 20 km/h.

“Essa faixa é exclusiva aos ciclistas, tanto os que praticam esportes como os que usam como meio de transporte. É preciso lembrá-los que é necessário mais atenção nos retornos e verificar a velocidade, para que possamos evitar acidentes”, destaca o secretário de Transportes, Alberto Simão.

Conforme o secretário, o uso indevido da ciclofaixa configura como infração grave, com aplicação de multa. Também não é permitido parar veículo em cima da ciclofaixa, estando o motorista destinado a mesma penalidade.

A Secretaria de Transportes está atenta ao trânsito da cidade e quer dar ao tráfego, maior mobilidade e segurança. “Nós já fizemos muito pelo trânsito e queremos fazer mais ainda nesta gestão. Pedimos que a população colabore e tenha mais respeito com a sinalização. Já implantamos 28 vagas de estacionamento no entorno da Praça da Pantheon e Mercado Central. E iremos trabalhar na implantação de semáforos nos cruzamentos que pedem essa sinalização “, conclui o secretário.

A ciclofaixa da Avenida Alexandre Costa é a primeira a ser implantada no município e já está finalizada. No local foi realizada toda a pintura com a implantação dos tachões e refletores de um lado e do outro da avenida. (Ascom/PMC)