segunda-feira, 9 de maio de 2022

Deputadas se movimentam politica e partidariamente por reeleição 

Ana do Gás, Andreia Rezende, Daniella, Helena Duailibe, Mical Damasceno, Socorro Waquim, Betel Gomes e Thaiza Hortegal buscarão a reeleição. Detinha tentará a Câmara Federal e Cleide Coutinho  decidiu se aposentar da vida política

As deputadas estaduais estão se movimentando com intensidade para renovar seus mandatos. Parte delas mudou de partido e outras articulam novas alianças para viabilizar seus projetos de reeleição. Ana do Gás, Andreia Rezende, Daniella, Helena Duailibe, Mical Damasceno, Sopcorro Waquim, Betel Gomes, Thaíza Hortegal, Detinha e Cleide Coutinho estão em plena atividade, a maioria em busca da reeleição.

A deputada Ana do Gás (PCdoB) busca seu terceiro mandato, depois de ter sido secretária da Mulher por mais de dois anos no Governo Flávio Dino, o que reforçou sua posição de liderança na região de Santo Antônio dos Lopes. Com base forte nas regiões de Balsas e Vitorino Freire, a deputada Andreia Rezende deixou o DEM, esnobou o União Brasil e migrou para o PSB, para apoiar o projeto de reeleição do governador Carlos Brandão e a candidatura do ex-governador Flávio Dino ao Senado. A deputada Betel Gomes, que atua na região de Arame e se elegeu pelo nanico PRTB, resolveu buscar a reeleição pelo MDB, tornando-se um dos nomes fortes do partido comandado por Roseana Sarney.

A deputada Daniella (tirou o Tema depois que se separou do ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema), também mudou de partido, deixando o DEM e ingressando no PSB, tendo também incluído Caxias no seu raio de ação política, que tem base em Presidente Dutra e região dos Cocais. A deputada Helena Duailibe se mantém no Solidariedade e busca sua reeleição cultivando suas bases em São Luís. Mesmo enfrentando graves problemas de saúde, a deputada Thaíza Hortegal, que por ironia do destino é jovem e médica, continua no PP e vai brigar pela reeleição.

A deputada Mical Damasceno, que viveu uma tribulada situação partidária no PTB e acabou migrando para o PSD, busca a reeleição cativando o eleitorado evangélico, principalmente o de viés bolsonarista. E a experiente deputada Socorro Waquim decidiu deixar o MDB, seu partido por décadas, para ingressar no PP, pelo qual tenta viabilizar o seu projeto de reeleição.

A deputada Detinha (PL), mulher do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que se diz candidato a governador, será candidata à Câmara Federal. E a deputada Cleide Coutinho (PSB) decidiu que chegou a hora de  se aposentar.(Repórter Tempo)