quinta-feira, 9 de junho de 2022

Divulgado resultado da seleção do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis; aula inaugural é nesta sexta-feira (10)

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias divulgou o resultado final da seleção para ingresso na segunda turma do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Ofertado no âmbito do Programa Qualifica Mais EnergIF, a qualificação profissional conta com a parceria da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias. As aulas teóricas do curso ocorrerão no turno vespertino na sede do Legislativo.

O processo seletivo ocorreu em duas etapas, sendo a primeira a análise dos documentos e da ficha de inscrição e a segunda uma entrevista, ambas de caráter eliminatório.

Confira o resultado aqui.


Aula Inaugural – Às 14h desta sexta-feira, 10, será realizada a aula inaugural da nova turma do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Além dos quarenta estudantes selecionados, o Instituto e a Câmara convidaram representantes de instituições e parceiros que atuam, no âmbito local, para a oferta.

Ricardo Andrade, proprietário da Empresa Re9 Solar, ministrará a aula magna com o tema “Sistema de geração de Energia Solar: o papel do Eletricista de Sistemas e a importância de uma instalação bem feita”.

Sobre o EnergIF – Por meio deste programa, o Campus Caxias vai ofertar 200 vagas no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. Serão formadas cinco turmas com 40 alunos ao longo de 2022. A primeira turma, que teve início em março, está sendo ofertada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O Programa EnergIF é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

Na oferta local, o IFMA conta com o apoio da Prefeitura Municipal e, agora, com a Câmara Municipal de Vereadores de Caxias. No âmbito institucional, o parceiro é o Centro de Referência Tecnológica (Certec).

Ascom/CMC