quarta-feira, 8 de junho de 2022

Equatorial Maranhão alerta para prevenção de acidentes na temporada junina


No período junino, muitos bairros fazem seus próprios arraiais e pensando nisso a Equatorial Maranhão, chama a atenção para a prevenção de acidentes com energia elétrica e alerta sobre os cuidados que se deve ter com decorações e instalações elétricas. Nos arraiais é bastante comum o uso de bombinhas, rojões, fogueiras para aquecer os pandeirões e enfeites juninos como bandeirinhas e balões de papel. E diante dessas situações a regra mais importante é sempre manter distância da rede elétrica e jamais lançar objetos sobre a rede. Para a brincadeira não ser interrompida, segue as dicas:

Os foguetes e rojões, quando manuseado de forma inadequada, podem ocasionar interrupção no fornecimento de energia elétrica ou até acidentes fatais. O correto é comprá-los em lojas autorizadas e nunca soltá-los em direção às pessoas e nem na rede elétrica.  

As bandeirinhas juninas não devem ser amarradas na rede de telefonia, nem nos cabos de energia. Estes adereços devem ficar a no mínimo quatro metros de distância da rede.

Atenção com as instalações internas das barracas. Emendas nos fios, o uso de “T”s, e gambiarras em contato com material com alta carga incêndio como a palha que reveste as barracas, podem causar curtos circuitos levando a grandes incêndios. Nos casos de montagem de estruturas próximas a rede a elétrica, a dica é contratar profissionais capacitados e fazer o aterramento para evitar choque elétrico.

Ligações Provisórias

Para os ambulantes e pessoas que pretendem comercializar produtos que necessitem de energia elétrica em seus pontos de venda, a Equatorial Maranhão lembra que existe o serviço de ligação provisória, uma maneira segura e legalizada de garantir energia em barracas, bares ou outros pontos temporários montados pelos comerciantes.

Para solicitar a ligação, os interessados podem se dirigir a qualquer uma das agências de Atendimento da Equatorial Maranhão espalhadas pela cidade com cinco dias de antecedência e levar: Carteira de identidade (RG), CPF, endereço completo de onde será realizada a ligação e a descrição da carga que será utilizada. Depois de efetuada a solicitação, o boleto gerado deve ser pago e informado à Equatorial Maranhão para que realize o serviço.

Atendimento

Durante os dias de festas, a Distribuidora estará com um plano operacional em ação que conta com mais de mil profissionais mobilizados para conduzir os atendimentos de forma mais ágil em caso de eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica, sobretudo nos locais dos eventos.

Além disso, o atendimento da Equatorial Maranhão funciona 24h todos os dias pelo WhatsApp no número (98) 2055-0116 com a assistente virtual Clara, além da Central 116 (ligação gratuita), APP Equatorial Energia e site www.equatorialenergia.com.br. Em casos de necessidades os clientes devem acionar a Distribuidora por meio desses canais.

Outras orientações

A Distribuidora ressalta que apenas as pessoas com a concessão de carteira Blaster Pirotécnico são autorizadas e legalmente respaldadas para fazer a detonação de artefatos pirotécnicos como foguetes e rojões. Em caso de acidentes, é necessário isolar o local para evitar aglomeração de curiosos e ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiro (193) e para Central de atendimento da Equatorial Maranhão 116. Nunca toque ou se aproxime de Cabos e fios partidos ou no solo. Eletricidade não é brincadeira, é coisa séria! Para a diversão ficar completa a brincadeira é feita com segurança.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão