terça-feira, 12 de julho de 2022

Diferente de 2018, todos 18 deputados maranhenses vão tentar a reeleição 

A eleição deputado federal de 2022 vai ser uma das mais disputadas da história e consequentemente a que pode deixar mais medalhões sem mandato. Diferente de 2018, quando cinco parlamentares decidiram não concorrer a reeleição, agora todos vão tentar a renovação do mandato, o que eleva o nível de competitividade.

Em 2018, Eliziane Gama, Weverton Rocha, Sarney Filho e Zé Reinaldo abdicaram da reeleição para concorrer ao Senado, os dois primeiros obtiveram sucesso, os outros amargaram derrotas. O quinto que não foi para reeleição foi Pedro Fernandes, que abriu mão em favor do filho, Pedro Lucas Fernandes que foi eleito.

Naquela oportunidade, Waldir Maranhão que ensaiou uma pré-candidatura ao Senado não foi reeleito, assim como Victor Mendes, Luana Alves e Julião Amim. Os dois últimos assumiram o mandato, após a morte de João Castelo e nova recontagem de votos durante a legislatura, respectivamente.

Dessa forma, nove deputados federais não foram reeleitos em 2018, o que gerou 50% de renovação na bancada maranhense.

Em 2022, todos os deputados federais maranhenses querem mais um mandato, mas vão enfrentar a forte concorrência da chegada de novos nomes e outros já bem conhecidos. Dentre eles estão: Duarte Júnior, Roseana Sarney, Lobão Filho, Fábio Macedo, Rosana da Saúde, Detinha, Márcio Honaiser, Roberto Rocha Júnior, Paulo Marinho Júnior, Dr Gonçalo, Clayton Noleto, Amanda Gentil e muitos outros.

Alguns apostam que mesmo com essa grande concorrência, a renovação não será igual ou superior a que ocorreu em 2018, mas é certo que as chances são grandes da bancada maranhense voltar a contar com pelo menos uma ou até mesmo duas mulheres na sua composição, o que já garantiria mudanças dos nomes de deputados federais do estado.