quarta-feira, 27 de julho de 2022

Hertz Dias é confirmado para governo do MA em convenção do PSTU 

O professor Hertz Dias é o candidato a governador do Maranhão para as eleições de outubro pelo PSTU. A sigla confirmou o nome dele durante a convenção realizada na noite de terça-feira (26), pelo diretório estadual. O evento foi no prédio do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), localizado na Rua da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.

Compondo a chapa, o candidato a vice-governador será o servidor portuário, Jayro Mesquita, de 49 anos. Ao Senado, o PSTU anunciou o professor universitário, Saulo Arcangeli. A maranhense Raquel Tremembé será candidata a vice-presidência da República pela chapa da pernambucana Vera Lúcia. Na ocasião, o partido definiu ainda os nomes para as chapas proporcionais – deputados estaduais e federais.

Hertz da Conceição Dias, tem 51 anos, e é professor de História da rede pública municipal de São Luís e estadual do Maranhão. Ele é casado e natural de São José de Ribamar, cidade localizada na Região Metropolitana de São Luís. Em 2018, Hertz foi candidato à vice-presidente do Brasil pelo PSTU e em 2020, chegou a concorrer para o cargo de prefeito de São Luís. O candidato é co-fundador do movimento Hip Hop Quilombo Urbano, fundado em 1989, sendo uma das mais antigas organizações de Hip Hop do Brasil e do Movimento Hip Hop Quilombo Brasil.

Jayro Gomes de Mesquita, tem 49 anos, é operário do setor portuário. Ele é natural de São Luís. Esta é a segunda vez que ele concorre a um cargo eletivo. A primeira foi em 2020, junto com Hertz Dias, quando foi candidato a vice-prefeito de São Luís pelo PSTU.

Convenções

O calendário de convenções partidárias prossegue nesta quarta-feira (27) com evento do Solidariedade que realiza encontro estadual para confirmar a pré-candidatura do ex-secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo. O PDT anunciou seu encontro partidário para dia 29, quando oficializa o nome do senador Weverton Rocha ao governo e haverá ainda definição sobre possível coligação com o PTB do senador Roberto Rocha, que disputará reeleição.

No dia 30, duas convenções estão previstas: a do PSB, que tem o governador Carlos Brandão como pré-candidato à reeleição e o ex-governador Flávio Dino ao Senado; e no mesmo dia, o PSD lança o ex-prefeito de São, Luís Edvaldo Júnior, ao governo.

No dia 31, o PSC vai oficializar o nome do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim. 

Dia 5 de agosto, encerramento do prazo de convenções, quem fará evento será o PSOL, lançando a pré-candidatura ao governo de Enilton Rodrigues.