quinta-feira, 4 de maio de 2023

Mais de 3 mil famílias podem perder o benefício da tarifa social em Caxias

No Maranhão, mais de 1 milhão de famílias são beneficiadas pelo desconto na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), concedido pelo Governo Federal a clientes considerados baixa renda. Mas muitos maranhenses podem perder esse benefício por falta de atualização cadastral. Somente em Caxias, cerca de 3.219 famílias podem deixar de ter redução no valor da conta de energia caso não atualizem seus dados.

Por isso, a Distribuidora tem intensificado a divulgação para que esses clientes façam a atualização do NIS – Número da Identificação Social junto aos CRAS dos municípios. 

Para informar esses clientes sobre o status do cadastro, a Equatorial Maranhão também disponibiliza na conta de energia, selos indicativos que sinalizam a permanência, vencimento do Número de Identificação Social (NIS) ou a perda do benefício. “É importante que as famílias baixa renda se atentem aos selos indicativos na fatura de energia. Eles serão o sinal de alerta para que esses clientes não deixem o NIS desatualizado e percam o desconto na conta de energia, que pode chegar até 65%”, reforça Renato Mendes, Gerente de Relacionamento com o cliente da Equatorial Maranhão.

Confira os selos indicativos na conta:


Selos indicativos

O selo “Cliente cadastrado na Tarifa Social” identifica que o cliente já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com NIS válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo;

Já o selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município” informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário regularização junto ao CRAS;

O terceiro selo, “Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro.

Para saber também se o NIS ainda está ativo, ligue para a Central de relacionamento do Secretaria Especial do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003.  

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão