sexta-feira, 7 de julho de 2023

Lahesio Bonfim não pode ser candidato a prefeito de nenhuma cidade em 2024

Clodoaldo Correa

O ex-candidato a governador do Maranhão Lahesio Bonfim voltou a aparecer esta semana falando sobre suas pretensões políticas e disse que quer ser candidato a prefeito de São Luís.

Lahesio se filiou recentemente ao partido Novo e deve ser o principal cabo eleitoral do partido para as eleições do ano que vem. Mas a missão de Lahesio em 2024 deve se limitar a atuação de campanha já que pela legislação eleitoral ele não pode ser candidato nem em São Luís e nem em nenhuma cidade do estado.

Lahesio foi eleito prefeito de São Pedro dos Crentes em 2016 e reeleito em 2020. Ele renunciou ao mandato para ser candidato a governador no ano passado, o que não cessa os impedimentos de um terceiro mandato de prefeito consecutivo, o que ocorreria em 2024.

A figura do “prefeito itinerante” é vedada justamente para evitar que um prefeito com muito poder tenha mandatos consecutivos em várias cidades diferentes e se perpetue no poder apenas mudando as cidades que administra. Desta forma, todo prefeito depois de um segundo mandato não pode se candidatar subsequentemente para eleição de prefeito em nenhum município do Brasil.