quarta-feira, 27 de março de 2024

Equatorial Maranhão orienta a população sobre cuidados com energia elétrica no período chuvoso

A Distribuidora dá dicas importantes para evitar incidentes

O mês de março costuma concentrar o maior volume de chuvas do período chuvoso maranhense e o cenário para 2024 não é diferente. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem emitido regularmente os alertas amarelo e laranja, de perigos de chuvas intensas, para o Maranhão. A previsão indica o risco potencial gerado pelo aumento da incidência de descargas elétricas e rajadas de ventos que podem deslocar objetos, derrubar árvores ou mesmo danificar equipamentos da rede de distribuição de energia elétrica.

Diante desses alertas, a Equatorial Maranhão reforça a importância de redobrar os cuidados durante a ocorrência de chuvas intensas, especialmente para evitar acidentes relacionados a energia elétrica. Em casos como esses, o ideal é permanecer dentro de casa, mas caso a chuva chegue de surpresa, o recomendado é:

Buscar um local coberto – evite locais abertos como praias e campos de futebol e jamais se abrigue perto de árvores, piscina, lagos, postes ou embaixo da fiação elétrica;

Permanecer dentro do veículo – quando em deslocamento, procure lugar seguro para encostar o veículo, evitando estacionar próximo a torres de transmissão, placas de propaganda, postes ou embaixo da fiação elétrica. Caso não encontre outra alternativa de abrigo, permaneça dentro do veículo, pois os pneus de borrachas podem funcionar como isolantes em casos de descargas elétricas que atingem o solo;

Evitar contato com cercas e varais metálicos – Na zona rural, onde é comum a criação de animais em pasto, e demarcação de propriedades com cerca, é necessário muita atenção. Com a ajuda de um especialista, certifique-se de realizar um aterramento adequado e o dimensionamento correto dos cercados para proteger o perímetro contra raios e curtos-circuitos, proporcionando mais segurança para todos.

O que fazer em casos de acidentes?

Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado, para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima. 

Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, além de acionar o socorro, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116. Esteja atento e previna-se!

A Toda Hora Equatorial – informar e orientar o cliente faz parte do compromisso da Equatorial Maranhão em oferecer um serviço seguro e de qualidade. Por isso, com o objetivo de mobilizar a população maranhense e levar informação de utilidade pública a todos os clientes, a Distribuidora está intensificando mutirões de serviço e informação em todo estado. Estão sendo promovidas campanhas e ações educativas que orientem os consumidores sobre seus direitos, deveres e uso seguro da energia elétrica. Para mais informações acesse o site da Equatorial www.equatorialenergia.com.br ou entre em contato com a Central 116.
 
Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão