quarta-feira, 17 de abril de 2024

Prefeitura Municipal de Caxias inicia mais um triênio de Tutorias da Planificação da Atenção à Saúde

Foi iniciado nessa segunda-feira (15), mais um triênio de Tutorias do processo de Planificação da Atenção à Saúde na Região de Caxias. O evento aconteceu na escola Inácio Passarinho e contou com a presença de profissionais da Atenção Primária à Saúde de Caxias, Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (UPA), Centro Especializado Ambulatorial Materno Infantil (CEAMI), Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana, Regional de Saúde do Estado, além de gestores dos 7 municípios da região de Saúde e profissionais do Hospital Beneficência Portuguesa.

As tutorias irão se iniciar na Atenção Primária à Saúde, na Atenção Especializada e na Maternidade Carmosina Coutinho, com objetivo de qualificar a rede materno infantil da Região de Caxias.

Adelmilde Andrade, consultora da Planificação da Atenção à Saúde pelo Hospital Beneficência Portuguesa, destacou as atividades que serão desenvolvidas.

“Nós temos alguns processos que precisamos implantar para fortalecer e qualificar a Atenção Primária, mas também vamos fazer um resgate, pois fazem cinco meses que a gente não vem ao município, mas continuamos acompanhando online, apoiando. A gente vai fazer uma avaliação junto com os profissionais sobre o que precisa ser qualificado e nós vamos implantar novos processos. E, essa oficina tutorial, propriamente dita, dessa semana, a gente vai trabalhar com a atenção aos eventos agudos, ou seja, como a UBS deve estar preparada para receber aquele usuário que ele chega com um imprevisto, uma dor de cabeça, um vômito, uma dor abdominal”, explicou.

A secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, ressaltou o processo da Planificação no município.

“Vamos reforçar tanto os processos na Atenção Primária, quanto na Rede Hospitalar, pois já estamos implantando na Maternidade Carmosina Coutinho, e a intenção é melhor a assistência ao paciente que vai chegar a nossa Rede de Saúde e ter um atendimento qualificado”, frisou.

Clennya Simão, enfermeira e tutora Regional na Planificação de Atenção à Saúde, falou sobre a importância do retorno das Tutorias.

“Muito importante, porque nós estamos reiniciando, com a presença da Beneficência Portuguesa, na nossa Região de Saúde, os processos de trabalho da Planificação de Atenção à Saúde, que tem como objetivo principal a redução da mortalidade materno e infantil e, sobretudo, organizar os nossos macro e micro processos na Atenção Primária. É um momento importante para o Estado, é um momento ainda mais importante para a região de saúde de Caxias porque o objetivo maior é melhorar a qualidade e a assistência ofertada aos usuários do SUS”, disse.