XXVI Marcha em Defesa dos Municípios deve reunir mais de 11 mil gestores
![]() |
Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, tem público previsto maior que a edição do ano passado, quando participaram 11 mil pessoas. O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.
Entre os confirmados, segundo a CNM, estão o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, 23 ministros de Estado e diversos parlamentares.
Durante a solenidade, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentará oficialmente as principais reivindicações dos municípios, que incluem melhorias no pacto federativo, regras sobre emendas parlamentares, a reforma tributária e a sustentabilidade fiscal e previdenciária das prefeituras, com destaque para a PEC 66/2024, que trata da responsabilidade previdenciária dos entes locais.
O presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM) e prefeito de Bacabal, Roberto Costa, falou sobre a importância do evento e de uma forte participação de gestores municipais.
“Recentemente, tivemos o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, em parceria com o Governo do Estado, e foi um sucesso. Venho agora chamar a atenção para outro evento grandioso. A Marcha a Brasília terá uma programação de orientações técnicas com palestras, oficinas e debates, criados de acordo com as necessidades das prefeituras. Vamos, mais uma vez, juntos, garantir nossos direitos, viabilizar novas políticas públicas para nossos municípios, ter acesso às oportunidades e, assim, contribuir para ajudar as pessoas do nosso querido Maranhão”, finalizou Roberto Costa.