2ª Caxias Agro Expo terá programação voltada ao fortalecimento do agronegócio local e regional com apoio da Faema, Senar e Sebrae
Evento inovador leva vitrine do agronegócio local para área de shopping e aposta em oportunidades de negócios e de capacitações para atrair público rural.
![]() |
No Espaço Juntos pelo Agro, haverá atividades que trarão orientação e oficinas práticas voltadas ao pequeno produtor. A programação proposta pelas instituições inclui ainda cursos de Formação Profissional Rural, palestras, oficinas práticas, consultorias, encontros técnicos e atividades voltadas à inclusão produtiva de mulheres no campo. As capacitações acontecem no Espaço do Conhecimento, um auditório ao lado dos estandes institucionais.
O Sebrae vai ofertar palestras sobre “Estratégias Financeiras para o Agronegócio” ; “Potencial Econômico e Social do Coco Babaçu: Cenários e Caminhos“; “Agronegócio 4.0: Gestão Eficiente e Inovações Disruptivas para o Campo”. “Nossos consultores também estarão a disposição para orientar e atender os empreendedores rurais”, promete o gerente do Sebrae em Caxias, Stenio Piheiro.
Entre os destaques da programação, do Sistema Faema/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais, estão os cursos gratuitos de pilotagem de drones para aplicações agrícolas e análise e classificação de grãos.
“O Senar Maranhão tem reforçado sua atuação com formações voltadas à inovação no agro. Em Caxias, teremos uma programação robusta e pensada para gerar impacto direto nas propriedades rurais”, destaca o superintendente do Senar, Luís Figueiredo.
Para o presidente do Sindicato Rural de Caxias, Bené Moura, o evento consolida a cidade como polo regional. “Caxias vive um novo momento no agro. A feira é a vitrine dessa transformação e mostra a força do nosso produtor rural”, destaca.
Encontros de Produtores Rurais e Regional de Mulheres do Agro
Para o presidente da Faema, Raimundo Coelho, a Caxias Agro Expo é exemplo de como a união entre entidades pode gerar resultados efetivos. “Nosso compromisso é com um agro forte, sustentável e inclusivo. A força do Maranhão rural passa por eventos como esse”, acredita.
A coordenadora geral da feira, Leninha Aragão, reforça o papel do evento como articulador de negócios e inclusão. “Vamos oferecer conhecimento técnico, oportunidades de networking e destacar as mulheres que estão transformando o setor com inovação e liderança”, disse.