quarta-feira, 25 de junho de 2025

Roseana Sarney em compasso de espera para 2026  

Mesmo sem jamais ter dito que pretende disputar uma vaga de senadora, retornando ao Senado Federal, a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), segue pontuando bem nas pesquisas eleitorais já divulgadas.

Na pesquisa mais recente, divulgada nesta semana pelo INOP, sem a presença do governador Carlos Brandão (PSB) entre os pré-candidatos, Roseana surgiu na primeira colocação com quase 30% das intenções de voto.

Roseana passou a ser uma excelente opção ao Senado para o grupo político de Brandão, principalmente se o governador abdicar da disputa eleitoral do ano que vem e permanecer no cargo até o fim do mandato.

Muitos entendem que Roseana sendo candidato ao Senado, agregaria muito a pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão, uma vez que ambos do MDB estariam na mesma chapa em 2026.

Além disso, uma eventual candidatura de Roseana Sarney ao Senado seria uma tentativa de Brandão para trazer o PT, leia-se o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o palanque de Orleans no Maranhão.

Lula tem dito, reiterada vezes, que prefere eleger mais senadores que governadores. O petista, sendo pragmático, entende que independente de quem seja o governador, cedo ou tarde, irá realizar parcerias com o Governo Federal. No entanto, Lula, caso se reeleja, quer ter mais tranquilidade no Congresso Nacional.

Diante dessas declarações, caso Brandão apresente uma chapa com dois pré-candidatos ao Senado que sejam da confiança de Lula, aumenta muito a possibilidade do petista trabalhar para que o PT integre esta chapa no Maranhão.

É aguardar e conferir, mas Roseana segue em compasso de espera para 2026.

Fonte: Blog do Jorge Aragão