segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Caxias e provedores de internet iniciam retirada de fios soltos em postes no Centro da cidade 

A retirada de fios em desuso e soltos dos postes já começou em Caxias, com os primeiros serviços sendo realizados no Centro da cidade, na Rua Primeiro de Agosto. A ação, que aconteceu nesse sábado (7), e visa diminuir riscos e garantir mais segurança para pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

Constantino Castro, secretário Municipal Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa, falou sobre importância do trabalho. Para diminuir o risco de acidente para os cidadãos comuns que transitam nas calçadas e daqui partir junto à Equatorial, junto ao Ministério Público, pegar autorização para retirar toda a fiação que está em desuso na cidade de Caxias. Começando aqui por essa rua, indo para o centro e os bairros adjacentes no futuro”, disse

A ação está sendo realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa, e os provedores de internet que atuam no município.

Caio Lemos, coordenador geral da Atual Internet, explicou como a ação funciona.A nossa primeira etapa é identificar os fios que não estão em uso, que são os que já estão cortados no poste, que é de fácil identificação. Depois disso a gente vai soltar todo esse cabo para remover ele por completo. A gente não vai interferir na rede ativa, no cliente final”, disse.

Além de contribuir para a segurança da população, a retirada vai organizar e melhorar a paisagem urbana do município. Após o início no Centro, o trabalho vai seguir para outros bairros, com objetivo de alcançar toda a cidade e manter os fios mais organizados e adequados.

Hoje é a primeira ação em conjunto com empresas, concessionárias e Prefeitura, da retirada desses fios e iniciamos aqui pelo centro da cidade, na Rua 1º de Agosto. Essa é só a primeira e que acontecerão várias outras, não só no centro, mas também nos bairros, iniciando pelos pontos mais crítico”, destacou Greicy Viana, técnica responsável pela ação.