segunda-feira, 22 de junho de 2026

 "Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito e conhece as necessidades de cada região", afirma Brandão 

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (22), o governador Carlos Brandão reafirmou que o ex-secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, está preparado para dar continuidade à gestão que tem conquistado avanços em todas as áreas.

E defendeu a sua pré-candidatura ao Governo do Estado: “O Maranhão precisa de você”, afirmou o governador, acrescentando: “Orleans é o mais preparado para governar o Maranhão porque fez muito como secretário de Estado e conhece as necessidades de cada região”.

Ao justificar a escolha do seu grupo político pela candidatura de Orleans Brandão, o governador disse que a decisão teve o respaldo do sentimento demonstrado pela população, que mostrou confiança no então secretário de Assuntos Municipalistas para dar continuar ao trabalho exitoso realizado pela atual gestão estadual.

O governador destacou que Orleans o ajudou a governar, conhecendo de perto as necessidades dos municípios e buscando as soluções junto ao Governo do Estado. “Você ajudou a construir tudo que fizemos e, portanto, sabe tudo do estado: de educação, da saúde, do saneamento básico, da infraestrutura, do social. Nada melhor que uma pessoa como você, que está preparado, que está dedicando a sua juventude, a sua energia, para dar continuidade a esse trabalho”, ressaltou. E completou: “O Maranhão não pode ter aventuras, o Maranhão não pode arriscar. O Maranhão que está dando certo tem que continuar dando certo”, enfatizou Carlos Brandão.

Orleans reforçou que o trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão, focado em uma gestão municipalista, conquistou muitos avanços para o Maranhão em áreas importantes, fortalecendo a infraestrutura das cidades, gerando desenvolvimento econômico e ampliando os programas sociais para combater a fome e reduzir a pobreza extrema.

“Basta as pessoas pesquisarem e olharem os dados do Maranhão nos últimos anos. O Maranhão que está tendo um PIB alto, um Maranhão que está gerando emprego e renda, e principalmente um Maranhão que está cuidando das pessoas que estão em vulnerabilidade social. Mas a gente ainda tem muito para fazer, e eu tenho certeza que vamos continuar avançando”, concluiu o pré-candidato a governador.

 Junho Laranja: Equatorial Maranhão alerta para prevenção de queimaduras causadas por acidentes elétricos

Promovida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), a Campanha Junho Laranja é dedicada à conscientização e à prevenção de queimaduras em todo o Brasil. A Equatorial Maranhão é parceira da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimaduras (AMASQ), que está à frente da iniciativa no estado.

Em 2026, a mobilização traz como tema "Trabalho seguro sem queimaduras: prevenção é o melhor equipamento de proteção", reforçando a importância da adoção de medidas de segurança em ambientes de trabalho e no dia a dia. A Distribuidora destaca a importância para os cuidados relacionados à energia elétrica, uma das causas de queimaduras registradas no país.

Para Gabriel Vieira, Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, a prevenção deve estar em primeiro lugar, principalmente no ambiente de trabalho. “É fundamental que os funcionários estejam atentos ao uso correto dos EPIs. Não improvisar instalações e respeitar os procedimentos de segurança são atitudes simples, mas que fazem a diferença. A segurança deve ser prioridade em todas as etapas do trabalho. Por isso, a Equatorial Maranhão sempre realiza campanhas voltadas aos cuidados com a segurança envolvendo a energia elétrica. A conscientização é essencial para evitar acidentes e proteger vidas”, destacou o executivo.

De acordo com dados do DATASUS, o Maranhão registrou 88.481 internações por queimaduras e lesões causadas por fogo, calor, eletricidade e substâncias quentes entre 2021 e 2025, sendo o estado da região Nordeste com o maior índice de internação por queimaduras.

Ainda segundo a pesquisa, nos últimos cinco anos, cerca de 209 maranhenses foram internados em decorrência de queimaduras causadas por acidentes com energia elétrica. A cidade de Imperatriz é a cidade com o maior índice de ocorrências durante esse período. É importante destacar que esses números representam apenas os casos registrados no Sistema de Informações Hospitalares do SUS.

Os acidentes com queimaduras continuam sendo uma das principais causas de lesões graves, especialmente quando relacionados ao contato com a energia elétrica. Nesse contexto, a Equatorial Maranhão dá algumas orientações para evitar situações de risco e contribuir para a construção de ambientes mais seguros para todos:

Nunca toque em fios partidos ou caídos ao solo. Ao identificar essa situação, mantenha distância e acione imediatamente a Equatorial Maranhão por meio do 116;

Não realize ligações clandestinas ou intervenções na rede elétrica. Além de ilegais, essas práticas aumentam significativamente o risco de choques e queimaduras graves;

Contrate sempre profissionais qualificados para realizar instalações, reparos e manutenções elétricas;

Evite utilizar aparelhos elétricos com fios desencapados, emendas improvisadas ou sinais de superaquecimento;

Antes de realizar qualquer manutenção em equipamentos ou instalações elétricas, desligue a chave geral de energia;

Não sobrecarregue tomadas com benjamins, extensões ou vários aparelhos conectados ao mesmo ponto;

Mantenha crianças afastadas de tomadas e instalações elétricas, utilizando protetores quando necessário.

Movimento VC + Seguro

Por meio do movimento “VC + Seguro”, a Equatorial Maranhão promove ações educativas com orientações práticas e conteúdos informativos sobre os cuidados necessários para evitar acidentes com a rede elétrica. A iniciativa reforça o compromisso da Distribuidora com a segurança no dia a dia de todos.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

 Prefeitura de Caxias disponibiliza pela primeira vez médico geriatra na Rede Municipal de Saúde

A Prefeitura de Caxias disponibiliza pela primeira vez aos usuários atendimento de um médico geriatra na rede municipal de saúde. Com a iniciativa a gestão municipal avança nos cuidados com as pessoas idosas.

A partir de agora para quem deseja marcar sua consulta, deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência e solicitar o encaminhamento. As consultas mediante agendamento vão ocorrer no Ambulatório Drº Humberto Coutinho. O prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou o esforço da gestão para conseguir e profissional.

Esta é mais uma promessa de campanha cumprida. E, as pessoas vão poder marcar suas consultas já a partir desta quinta-feira (22). Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa para que você possa receber o encaminhamento. Assim, a gente reforça o nosso compromisso com a saúde do idoso, e trazer mais cuidado e mais atenção e mais qualidade de vida”, destacou Gentil Neto, prefeito de Caxias.

 Prefeito de Imperatriz o martelo e declara apoio a Orleans Brandão para o Governo do Maranhão

O prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral (PP), confirmou no último sábado (20) apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão (MDB) ao Governo do Maranhão em 2026. O alinhamento foi selado durante um jantar em São Luís, que contou com a presença de Marcus Brandão.

A movimentação ocorre dias após o deputado federal André Fufuca, presidente estadual do PP, romper com o grupo do governador Carlos Brandão e anunciar apoio ao ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

Ao participar do encontro, Rildo deixou claro que seguirá ao lado do Palácio dos Leões, apesar da posição adotada por Fufuca.

“Faço questão de reforçar meu compromisso, minha lealdade e meu respeito pelo grupo”, afirmou o prefeito.

A decisão fortalece o projeto de Orleans Brandão na Região Tocantina. Nos bastidores, a avaliação é que o prefeito deve apoiar Orleans para o governo, mas manter alianças com André Fufuca e Eliziane Gama na disputa pelo Senado em 2026.

 Roseana relata luta contra câncer e não descarta disputa pelo Senado

A ex-governadora do Maranhão e deputada federal licenciada Roseana Sarney (MDB) afirmou que segue confiante em sua recuperação do câncer de mama triplo negativo, considerado um dos tipos mais agressivos da doença, e não descarta um retorno mais ativo à política nas eleições de 2026. As declarações foram dadas em entrevista ao portal Metrópoles.

Em tratamento desde agosto de 2025, Roseana divide atualmente o tempo entre São Paulo, onde realiza sessões de quimioterapia, e o Maranhão. Segundo ela, o diagnóstico foi descoberto durante exames anuais de rotina. A ex-governadora relatou que, apesar da gravidade da doença, procurou enfrentar o momento com serenidade, fé e determinação.

“Você tem de ter calma primeiro, tem de ter resiliência e tem de acreditar que vai vencer. E mais do que isso, a fé tem de te mover nessas situações todas”, declarou. Roseana contou que inicialmente não imaginava que o quadro fosse tão avançado, mas que exames posteriores confirmaram a doença.

A parlamentar também lembrou que esta não é a primeira vez que enfrenta um câncer. Em 1998, ela recebeu outro diagnóstico da doença e precisou passar por quatro cirurgias. Durante a entrevista, afirmou que sempre buscou manter uma postura positiva diante das dificuldades e que a disposição para viver foi fundamental nos momentos mais delicados do tratamento.

Em tom descontraído, Roseana disse que encara a doença como um desafio a ser superado. “Eu sempre tive esse espírito. Nunca tive aquele espírito de ‘ah, coitadinha, está ruim’. Mesmo nas piores horas, eu sempre me agarrei na fé e nesse meu espírito positivo”, afirmou.

Com a recuperação em andamento e os efeitos do tratamento diminuindo, a ex-governadora revelou que já começa a considerar a possibilidade de retomar de forma mais intensa sua atuação política. O movimento ocorre em meio às especulações sobre uma eventual candidatura ao Senado Federal nas eleições de 2026, hipótese que vem sendo discutida nos bastidores da política maranhense.

Blog do Gilberto Leda 

domingo, 21 de junho de 2026

 Orleans Brandão discute plano para o agronegócio no SINRURAL de Imperatriz

Em reunião realizada na última sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.

O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.

O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.

Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.

“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.

A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.

“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.

O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.

 Datafolha mostra Lula à frente de Flávio no 1º e 2º turnos

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20) aponta que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando a corrida eleitoral para as eleições de 2026. No cenário estimulado de primeiro turno, o petista aparece com 41% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 31%.

De acordo com o levantamento, Lula mantém uma vantagem de dez pontos percentuais sobre o principal adversário, mas ainda não alcança percentual suficiente para vencer a disputa em turno único.

O instituto também simulou três cenários de segundo turno envolvendo o atual presidente. No confronto mais equilibrado, Lula teria 47% das intenções de voto contra 43% de Flávio Bolsonaro, uma diferença de quatro pontos percentuais.

Nas demais projeções, o petista também aparece à frente. Contra o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula venceria por 47% a 41%. Já em uma eventual disputa contra o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o presidente alcançaria 48%, enquanto o adversário somaria 39%.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.