sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Eleição indireta será “convenção” do PMDB



As articulações que envolvem uma possível renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB) para disputar uma vaga no Senado estão cada vez mais intensas entre membros da base governista e por um motivo pouco aparente.
Ocorre que, mais do que definir o sucessor da peemedebista por nove meses, uma eleição indireta na Assembleia Legislativa – se ela sair mesmo do cargo – também confirmará, muito provavelmente, quem será o candidato do PMDB em outubro.
O pleito é, portanto, uma espécie de convenção informal do partido.
Explica-se: caso o eleito indiretamente seja o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, está claro para todos que ele será candidato natural à reeleição.
A questão é que, se o eleito for o presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, há também no grupo governista quem acredite que seja ele o candidato em outubro.
E não porque queira, mas pelas circunstâncias.
Quem acompanha as conversas relata que Melo, se eleito governador pela via indireta, tem garantido apoiar a eleição direta de Luis Fernando. Mas há no grupo quem não acredite em sucesso no pleito de outubro nessas condições.
Para esses observadores, se o presidente do Legislativo for o escolhido dos deputados numa eventual saída de Roseana, o próprio Luis Fernando abdicaria da pré-candidatura, por não confiar no êxito do projeto.
Assim, restaria ao próprio parlamentar levar uma candidatura do PMDB adiante.
Ou seja: a convenção do PMDB acontecerá na Assembleia…